Untitled Document


ALGO SOBRE SANTO ANTONIO DOS LOPES

A história de Santo Antônio dos Lopes – Maranhão registra que em 1922, os lavradores piauienses Antonio Pereira Lopes e Antonio Mariano Lopes partiram em busca de uma área de terras em que pudessem desenvolver melhor a agricultura e encontraram na região em que hoje está situado o município de Santo Antônio dos Lopes, Estado do Maranhão, terra que lhes pareceu fértil e rica, anteriormente visitada. Satisfeitos com a descoberta, retornaram ao ponto de partida e, em pouco tempo, mudaram-se para a nova terra, onde se fixaram.

Aos poucos, outros habitantes foram chegando, atraídos pela notícia de boa qualidade do solo para a lavoura. Surgiram algumas casas de comércio, indústria de aguardente de cana; de farinha de mandioca e de beneficiamento de arroz. Nessa época o religioso Galdino Ribeiro construiu a primeira capela do lugar e, em 1926, foi realizada uma festa em louvor a Nossa Senhora da Conceição.

Antonio Pereira Lopes, devoto do santo do qual tinha o nome, deu ao povoado o nome de Santo Antônio dos Lopes, em homenagem também à sua família, que desbravara a região. A área integrante do atual município foi desmembrada de Pedreiras, município este de que era distrito.

Pela Lei Estadual nº 2179, de 30 de dezembro de 1961, Santo Antônio dos Lopes foi elevado à categoria de município, tendo o distrito sede o mesmo nome, ou seja, Santo Antônio dos Lopes, constituído de quatro distritos, isto é, Santo Antônio dos Lopes, Bom Jardim, Lagoa Nova e Olho d’Água (ex-Olho d’Água Grande). E sua instalação ocorreu em 16 de janeiro de 1962.

Em divisão territorial de 31 de dezembro de 1963 o referido município de Santo Antônio dos Lopes, no Estado do Maranhão, confirmou a sua constituição em quatro distritos, ou seja, Santo Antônio dos Lopes (distrito sede), Bom Jardim, Lagoa Nova e Olho d’Água. E assim permaneceu em 1988 e em 2005. Seu prefeito nomeado foi Durval Januário dos Santos (popularmente chamado de Nena Santos ou Nena Sancho) e o seu primeiro Prefeito Eleito foi Antonio da Silva Rocha, pai deste articulista, de saudosa memória, com mandato de 1962 a 1969 (mandato de quatro mais uma prorrogação de dois anos).

A propriedade Santa Cruz, de Antonio da Silva Rocha, com a definição territorial do novo município, deixou de pertencer ao município de Pedreiras e passou para o de Santo Antônio dos Lopes. Na mencionada cidade têm domicílio a irmã, comadre e amiga deste articulista, Alzira Rocha Carvalho, viúva de Raimundo Bonfim Carvalho, com seus filhos e filhas, e em Codó – Maranhão reside um neto do fundador Antonio Pereira Lopes, Zacarias Pereira Lopes, com sua mulher, minha irmã, comadre e amiga Zuleide Rocha Lopes e seus familiares.

A referida cidade de Santo Antônio dos Lopes vive, hoje, uma agitação muito grande, com empresas (Georadar, OGX, MPX, CONEL, POLIMIX e outras) e muitas pessoas de fora, até de outros países, explorando gás. Santo Antônio dos Lopes é sede de Comarca Judiciária; dispõe de Promotoria de Justiça e possui os estabelecimentos bancários Banco do Brasil, Bradesco e Caixa Econômica Federal. Seu atual prefeito é o senhor Eunélio Macedo Mendonça, neste ano reeleito para novo mandato (São Luís – MA, 18/10/2012).

Clik no link do menu ao lado para ver as fotos relacionadas ao tema família

"Não existe caminho para a paz. A paz é o caminho"