Untitled Document

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

O 08 de março é considerado o Dia Internacional da Mulher, comemorativo dos feitos das mulheres nas áreas econômicas, científicas, políticas e sociais.

“Mulher é como a flor, de perfume por todos os lados, no coração tem muito amor, uma santa de pecados”.

“Mulher, mãe, filha, irmã, Maria, donas do meu coração o nome dela principia na palma de minha mão”

“Deus não podia ter feito nada melhor do que a mulher, mas também não precisava ter deixado ela saber disso”

A idéia da existência de um Dia Internacional da Mulher foi inicialmente proposta na virada do século XX durante o processo de industrialização e expansão econômica que levou aos protestos sobre as condições de trabalho. As mulheres empregadas em fábricas de vestuário e indústria têxtil foram protagonistas de um desses protestos em 08 de março de 1857, em Nova Iorque, em que protestavam sobre as más condições de trabalho, excesso de jornada de trabalho e baixos salários.

A história registra que em determinada fábrica nos EUA houve um violento incêndio, proposital, onde quase uma centena e meia de mulheres foram trancadas na própria fábrica e no referido incêndio morreram. Que esse monstruoso fato motivou uma série de protestos pela segurança no trabalho e principalmente pela Paz em toda a Europa, nas vésperas da Primeira Guerra Mundial.

A primeira conferência internacional sobre a mulher ocorreu em Copenhague, em 1910, quando o Dia Internacional da Mulher foi estabelecido. No ano seguinte, esse dia foi celebrado por mais de um milhão de pessoas na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça. No Ocidente, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado durante as décadas de 1910 e 1920, mas esmoreceu. O movimento foi revitalizado pelo feminismo na década de 1960. Em 1975, designado como o Ano Internacional da Mulher, a Organização das Nações Unidas – ONU começou a patrocinar o referido Dia Internacional da Mulher.

No Brasil e especialmente no Maranhão, em São Luís, sua capital, o 8 de março é comemorado anualmente. Neste ano, por exemplo, as promotoras de eventos e organizadoras Márcia Maria Costa Botelho e Lurdimar Silva Almeida Lindoso, esta eficiente rotariana, promoveram o “IV Prêmio Dia Internacional da Mulher”, no Rio Poty Hotel, durante um chá em grande estilo, animado com a voz encantadora de Rose Maranhão, desfile de moda e palestra da doutora Célia Maria Salazar, fazendo um parâmetro entre a mulher brasileira e a africana. Dez mulheres de destaque de nossa sociedade foram agraciadas e brindes foram sorteados, além de outras homenagens em diversos segmentos da sociedade ludovicense, principalmente no Rotary, na AITEMA, no Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão e na Maçonaria.

Foi uma robusta bela festa e uma merecida homenagem à Mulher de São Luís do Maranhão que representaram todas as mulheres brasileiras e do resto do mundo no Dia Internacional da Mulher.

Outra robusta e bela festa ocorreu na noite de 03/03/2009, em um dos Templos da Grande Loja Maçônica do Estado do Maranhão – GLEMA (Grão-Mestre Raimundo Nonato Santos Pereira e Grão-Mestre Adjunto Bolivá Marques Vieira), no bairro Bequimão, nesta cidade cultural, patrimônio da humanidade, quando a Loja jurisdicionada “Divina Luz nº 39” (Venerável Mestre Rubil Moreira da Cunha) promoveu uma palestra da Professora Terezinha de Jesus Almeida Silva Rego, Doutora em Botânica e ex-presidenta do meu Rotary Club São Luís – Praia Grande, abordando exatamente o tema Dia Internacional da Mulher, palestra esta que foi do agrado de todos os presentes, seguida de entrega de certificados e flores às dezenas de mulheres dos Irmãos Maçons da referida Loja (Cunhadas), além de um excelente coquetel no Salão de Eventos e este articulista, como convidado, teve a honra de participar.
Foi diretor de cerimônias do acontecimento o Irmão e amigo Joaquim Farias de Oliveira.

Parabéns mulheres em geral, especialmente as da minha família, da Maçonaria, do Rotary, da AITEMA e do IHGM pelo Dia Internacional da Mulher!

Clik no link do menu ao lado para ver as fotos relacionadas ao tema Família

"Não existe caminho para a paz. A paz é o caminho"