Untitled Document

ANIVERSÁRIO

Salve os dias 07, 18, 19, 20 e 27 de março!

Aniversário é a repetição do dia, do mês e do ano em que se deu determinado acontecimento. Em um sentido mais geral, refere-se à comemoração de periodicidade anual de qualquer evento importante, como o nascimento de alguém, a morte de uma personalidade, a fundação de um município ou uma batalha.

É um evento comemorado por muitos tipos de cultura ao redor do mundo. Em vários países lusófonos, em aniversários de nascimento de uma pessoa, é comum que se faça uma festa e todos cantem ao aniversariante a canção ”parabéns a você".
Em algumas culturas, o aniversário é comemorado 9 dias após a data de nascimento, o que traria mais sorte e felicidade no ano seguinte.

A palavra “aniversário” vem do latim anniversarius (anni = "ano" + vers = "que retorna" + arius = "data"), que significa "o que volta todos os anos" ou "o que acontece todos os anos".

Outra versão para a origem da palavra, também derivada do latim, vem da junção das palavras annus ("ano") e vertere ("voltar"), ou seja, aquilo que volta todos os anos.

Os vários costumes de comemoração ou celebração de aniversários natalícios das pessoas hoje em dia têm uma longa história. Suas origens acham-se no domínio da mágica e da religião. Os costumes de dar parabéns, dar presentes e de celebração - com o requinte de velas acesas - nos tempos antigos eram para proteger o aniversariante de demônios e garantir segurança no ano vindouro. Até o quarto século, o cristianismo rejeitava a celebração de aniversário natalício, pois o consideravam como um costume pagão.

Também em adição, a diz que os judeus "consideravam as celebrações de aniversários natalícios como parte da adoração idólatra..., e isto provavelmente por causa dos ritos idólatras com que eram celebrados em honra dos que eram considerados como deuses padroeiros do dia em que a pessoa nasceu". Note que o dia mais importante na religião conhecida como Satanismo é o dia do nascimento, pois acreditam que neste dia nasce um deus.

Os gregos dizem que cada um tinha um espírito protetor ou gênio inspirador que assistia seu nascimento e vigiava sobre ele em vida. Este espírito tinha uma relação mística com o Deus em cujo aniversário natalício o indivíduo nascia. Os romanos também endossavam essa ideia. O costume de acender velas nos bolos começou com os gregos. Bolos de mel redondos como a lua e iluminados com velas eram colocados nos altares do templo de Ártemis. As velas de aniversário, na crença popular são dotadas de magia especial para atender pedidos.

Acreditava-se também que as saudações natalícias tinham poder para o bem ou para o mal, porque a pessoa neste dia supostamente estava perto do mundo espiritual.

Na família deste articulista anivesariam neste mês de março Osvaldo Pereira Rocha Filho (dia 07), Isabelle Rocha Betlem, minha neta (dia 18), João Pereira Rocha, meu irmão (dia 19), eu próprio (dia 20) e Luiza, filha do meu sobrinho Francisco Carlos Rocha Sousa (dia 27). Parabéns para todos nós! E que o Grande Arquiteto do Universo nos ilumine e guarde hoje, amanhã e por mais muitos anos!

*E-mail rocha.osvaldo@uol.com.br e site www.osvaldopererirarocha.com.br




Para ver as fotos relacionadas a este e outros assuntos click em menu, no link familia.

"Não existe caminho para a paz. A paz é o caminho"