Untitled Document


85 ANOS DE SALOMÃO PEREIRA ROCHA

Nascido em 05 de setembro de 1929, no povoado Santa Cruz, interior de Pedreiras, Maranhão, hoje interior de Santo Antonio dos Lopes – Maranhão, meu primeiro irmão, Salomão Pereira Rocha, completou 85 anos de feliz existência em 05/09/2014, fato auspicioso esse comemorado no dia seguinte, ou seja, em 06/09/2014, sábado, com as presenças de familiares, amigas e amigos de São Luís, do interior do Estado do Maranhão e de Brasília – DF.

O convite especial para o supracitado acontecimento, em uma noite muito especial, cita Santo Agostinho com a belíssima frase “a medida do amor é amar sem medida”, foi assinado pelos Filhos, Genros, Noras e Netos e teve lugar no Panette Buffet, nesta Cidade Cultural, Patrimônio da Humanidade, São Luís, capital do Estado do Maranhão, cidade esta aniversariante do dia 08/09/2014, quando completou 402 anos de fundação.

Salomão é o primeiro filho do ilustre casal Antonio da Silva Rocha, ex-Vereador e Presidente da Câmara Municipal de Pedreiras, além de ex-Prefeito de Santo Antonio dos Lopes e Luiza Pereira Rocha, do lar, nossos saudosos pais, dos quais nasceram também os seguintes filhos: Valdemir, Judite, Maria (LILI), Olinda (falecida), Zuleide, Osvaldo (este articulista), Alzira, João, Antenor, Enoe, Neusa, Antonio Filho, Luiza Filha, Osmar e Jurandi. E mais, Juarez, Valdenor, Nair e Vasti, que faleceram precocemente.

Inteligente, moderado, conciliador e estudioso Salomão com certeza herdou a inteligência de quem recebeu o nome, o Rei Salomão, o Homem mais sábio e mais justo, segundo a Bíblia Sagrada, que a Maçonaria enaltece, considerando, principalmente, a Construção do Templo de Salomão; mas também herdou muito do nosso falecido pai, homem de poucas letras, mas de inteligência ímpar, responsável e honesto a toda prova, a ponto de sair do mato, como trabalhador braçal, para ser proprietário de terras, dono de engenho de cana de açúcar, aguardente e rapadura, além de político dos mais capazes, exemplo de administrador de bens públicos.

Salomão conheceu as primeiras letras ainda no povoado onde nasceu, estudou em Pedreiras, no Instituto Rui Barbosa; na capital deste Estado, nos Maristas; trabalhou no Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Foi para o Rio de Janeiro; trabalhou no Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Comerciários (IAPC); obteve aprovação no vestibular e concluiu o Curso de Ciências Médicas, seu grande sonho, pela Universidade da Guanabara!

Dentre os grandes amigos de sua juventude menciono aqui apenas o seu padrinho, Antenor Magalhães Amaral; Benedito de Carvalho Lago (Benú Lago), compadre e também amigo de nosso pai e Urbano de Lemos Soares, aos quais Salomão foi e ainda é muito grato.

Concluído o curso superior em 1962, recebeu o diploma de Médico no ano seguinte e casou no Rio com Maria da Graça de Mello Rocha, maranhense, em 1964. Fez Residência e Especialização em Ginecologia e Obstetrícia. Gracinha, como era carinhosamente chamada, voltou em maio e Salomão em junho de 1965 para São Luís e um mês depois de sua chegada nasceu sua primeira filha, Cláudia Luisa. Que felicidade! Outros filhos se seguiram, ou seja, Marco Antonio, Débora Regina, Fabíola e Paulo de Tarso, exemplos de dedicação aos estudos, ao trabalho honesto e, principalmente, de dedicação ao querido pai e de amor aos seus demais familiares. Os netos e as netas do grande homenageado são, conforme suas próprias palavras, seus grandes tesouros aqui na terra.

Como médico, trabalhou no Hospital Presidente Dutra; foi homenageado como o Médico do Ano, pela Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Maranhão; dois colegas médicos e grandes amigos são inesquecíveis, ou seja, Dr. Antonio Hadad e Dr. Francisco da Cunha Costa, além de outros. Dr. Salomão Rocha foi destaque nas Equipes Médicas do Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social – INAMPS e da Santa Casa de Misericórdia de São Luís, sendo também Diretor da Maternidade. Seu consultório foi prestigiado e ele tornou-se, por mais de uma década, um renomado médico ginecologista do Maranhão. Hoje, aposentado, vive mais para a família.

Quando este articulista tomou posse na Cadeira número 8 do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão – IHGM, lá estava o mano amigo Salomão, que me recebeu de braços abertos, radiante de felicidade, ao lado do amigo e confrade Edomir Martins de Oliveira, que me saudou. No Rotary Club de São Luís, também este articulista encontrou o companheiro, irmão e amigo Salomão lá, pronto para me parabenizar, sendo ele, ao lado de Pedro Prudêncio de Morais, meus orientadores no início de minhas atividades rotárias. E na Sociedade Amigos da Marinha no Maranhão (SOAMAR-MA) este articulista lá já estava e fiquei feliz da vida ao receber o meu primeiro irmão, companheiro de Rotary, confrade do IHGM e grande amigo Salomão Pereira Rocha.

Pelos seus 85 anos de profícua existência, o Dr. Salomão Pereira Rocha e este articulista agradecem ao Grande Arquiteto do Universo por essa grande dádiva e Ele recebe dos seus filhos e filhas, netos e netas, genros e noras, irmãos e irmãs, sobrinhos e sobrinhas e demais parentes um fraternal abraço, com votos de plena saúde por mais muitos anos, para alegria de todos nós, que lhe amamos.

Felicidades meu irmão sanguíneo e dileto amigo Salomão Pereira Rocha!

Que o Grande Arquiteto do Universo nos ilumine e guarde!



*Advogado (OAB/MA nº 961) e Jornalista Colaborador (Registro DRT/MA nº 53). E-mail: rocha.osvaldo@uol.com.br e site www.osvaldopereirarocha.com.br




Para ver as fotos relacionadas a este e outros assuntos click em menu, no link familia.

"Não existe caminho para a paz. A paz é o caminho"