Untitled Document


SÍTIO SANTA CRUZ

Este articulista nasceu na Fazenda Santa Cruz, de meus pais, no povoado do mesmo nome, no município de Pedreiras, Estado do Maranhão e, por isso mesmo, no dizer do amigo Jornalista Carlos Andrade, é homem do campo, por opção e por natureza.

Em 05 de agosto de 1985 tive o prazer de adquirir mediante escritura pública e o competente registro em cartório de Valdício Sebastião Ferreira e sua mulher Neusa Tomé e Silva cem hectares de terras no lugar Baixão do Feitosa, município de Lima Campos, Estado do Maranhão, distante 265 quilômetros de São Luís, Capital do Estado, terras essas que transformei na Fazenda NOVA SANTA CRUZ, devidamente legalizada, isto é, com registro na Receita Federal e no INCRA.

Todavia, em 09 de janeiro de 2015, por motivo de problemas com a minha saúde, principalmente de coluna, que me impossibilita dirigir veículo automotor em viagens longas, vendi a referida propriedade rural para o Senhor Marcílio Lira Ximenes, conforme faz prova a escritura de compra e venda lavra no livro 19, às fls.132 e 133, do Cartório do Ofício Único de Lima Campos – Maranhão, e o registro no Registro Geral do mesmo cartório, no Livro 2-G, às fls. 21, matrícula nº 10.267-1.

Foram decorridos, portanto, salvo erro de cálculo, 29 anos, 07 meses e 04 dias de muitas alegrias e poucos aborrecimentos. Foram anos e anos de construção, melhoria e crescimento da propriedade, ou seja, de dedicação deste autor à Fazenda NOVA SANTA CRUZ. Fotos da referida fazenda estão postadas no meu site, em Fazenda / Sítio, que revejo diariamente, em minhas imagens no microcomputador, tentando matar um pouco da saudade que me assola as lembranças. Contudo, tem hora que penso que fazem é aumentar e, não, diminuir a saudade...

E em 01 de abril de 2015 comprei dos irmãos Eliseu Inojosa Ferreira e José Luís Inojosa Ferreira e sua mulher Regina Pereira Carvalho Ferreira, um lote de terreno próprio no interior de São José de Ribamar – Maranhão, município que integra a Grande São Luís (pequeno sítio), conforme escritura pública de venda e compra, lavrada no Livro 035, protocolo 02612, fls. 013, do Cartório do 2º Ofício Extrajudicial de São José de Ribamar, Estado do Maranhão, devidamente registrado na Serventia Extrajudicial do 1º Ofício, da Comarca da Ilha de São Luís – MA e Termo Judiciário de São José de Ribamar – MA sob o nº 03, matrícula 14.641, de 01/04/2015.

Mas somente em 31 de maio de 2015 recebi a chave da casa em construção situada no referido lote de terreno, que estava ocupada e o ocupante deu algum trabalho para entregá-la, daí partindo esse articulista imediatamente para a conclusão da construção da casa em alusão e de realização de outras melhorias, o que perdura até o presente momento.

Desta forma, nasceu o por mim chamado Sítio SANTA CRUZ, que para alguns filho da Fazenda NOVA SANTA CRUZ e, para outros, seu herdeiro. Nele já foram aplicados os parcos recursos originários da venda da fazenda supracitada.

*Advogado, OAB – Maranhão nº 961. Jornalista Colaborador, registro DRT-MA nº 53. E-mail rocha.osvaldo@uol.com.br e site www.osvaldoereirarocha.com.br



Clik no link do menu ao lado para ver as fotos relacionadas ao tema Fazenda Nova Santa Cruz


"Não existe caminho para a paz. A paz é o caminho"