Untitled Document


O LIVRO

Livro é uma composição literária ou científica, que constitui volume, de matérias jornalísticas, crônicas, poesias ou romance; jurídicos; de política ou economia, conforme a vocação do escritor ou autor. “Um livro aberto é um cérebro que fala; fechado, um amigo que espera; esquecido, uma alma que perdoa; destruído, um coração que chora” (autor desconhecido). É o melhor companheiro do leitor. Este articulista, por exemplo, escreveu ou digitou até hoje 17 (dezessete) livros, de crônicas, alguns dos quais com menos de 50 (cinquenta) páginas e, por isso mesmo, são considerados livretes ou opúsculos. Alguém me perguntou em uma noite de lançamento por que não de poesia ou por que não um romance? E lhe respondi o seguinte: “porque o meu quociente de inteligência (QI) não chega a tanto”.

Os referidos livros ou livretes têm os seguintes títulos: Breves Comentários sobre Direito do Trabalho e Atividades Portuárias; A Propósito do Trabalhismo, da Política e do Poder Marítimo; Grandes Homens não Morrem, vão passear no Céu (de homenagem ao meu falecido pai, Antonio da Silva Rocha; Homenagem ao GOAM e aos Irmãos Maçons Plínio Marques e Elvandro Burity; Rotary, Maçonaria e o Poder Marítimo (considerado pela crítica literária como um ótimo livro); Centenário do Rotary; Um Pouco da História da Maçonaria e das suas Entidades Culturais IHMM e AMML; Carnaval da Minha Juventude; 40 Anos de Iniciado; Entrevista ao Portal Mhário Lincoln do Brasil e Posse no Cargo de Grão-Mestre do GOAM; 50 Anos do Rotary Club São Luís – Praia Grande; MAÇONARIA - Uma Instituição Admirável; Sublime Ordem Maçônica; Maçonaria e Maçons; Centenário de Luiza Pereira Rocha (sua mãe); 45 Anos de Iniciado na Sublime Ordem Maçônica e 80 Anos de Maria Pereira Rocha e Três Quartos de Século de Osvaldo Pereira Rocha.

Nessas obras literárias o autor tem destacado A Honra e a Honestidade; A Concórdia, a Harmonia e a União; A Liberdade, a Igualdade e a Fraternidade; As palavras de Monteiro Lobato sobre a leitura, ou seja, “Quem mal lê, mal ouve, mal vê” e a célebre frase “Um País se faz com homens e livros”. As palavras do escritor maçom e grande educador Antonio do Carmo Ferreira, principalmente sobre a importância da Maçonaria nos aspectos educação e cultura.

A alegria deste escritor a cada livro que lançou foi igual à de um pai que teve um filho chegando ao mundo, pleno de saúde física e mental. Foi também igual às alegrias que teve quando da sua Iniciação Maçônica, em 07 de agosto de 1968 e da sua Investidura no Grau 33 (Grande Inspetor Geral), em 20 de março de 2010.

Para que serve uma vida? Os niilistas dirão que para nada. Os religiosos dirão para morrer e chegar a Deus. Os espíritas dirão para evoluir... E para Osvaldo Pereira Rocha, serve para ter filhos, para plantar árvores e escrever tantos livros puder, segundo a vontade do Grande Arquiteto do Universo.

*Escritor; Jornalista Colaborador (registro DRT/MA nº 53); E-mail: rocha.osvaldo@uol.com.br . Site: www.osvaldopereirarocha.com.br . Grão-Mestre “Ad Vitam” do Grande Oriente Autônomo do Maranhão – GOAM e membro das seguintes entidades culturais: AMIL, AMCLA, AMML, IHMM e APLM.





Para saber mais sobre este e outros lançamentos click no links "livros" e "família"

"Não existe caminho para a paz. A paz é o caminho"