Untitled Document

ADOÇÃO MAÇÔNICA

Senhoras e Senhores, boa noite.

Nesta noite de 09 (nove) de outubro de 2008, três dias antes do Dia da Criança, esta Loja Maçônica FILHOS DA LUZ, da Potência Maçônica Grande Oriente Autônomo do Maranhão – GOAM, adota a mim e as outras crianças relacionadas – meus colegas e minhas colegas – como seus filhos e filhas.

Tecnicamente, esta adoção é chamada no meio maçônico de ADOÇÃO DE LOWTONS, esta uma instituição muito antiga, ou seja, que tem pelo menos 250 anos.

Homens de destaque na história mundial foram adotados, como George Washington que, por isso mesmo, foi Iniciado na Maçonaria aos 20 anos de idade.

Esta prática consiste em colocar o filho ou o neto de um Maçom, ainda na infância, sob a proteção e a orientação de uma Loja Maçônica, que assume o compromisso de ampará-lo e prepará-lo para a vida adulta, dentro dos princípios morais, éticos e libertários da Maçonaria.

Como todos observaram, há um ritual próprio e muito bonito para essas adoções.

Agora, a Loja deve se preocupar em colocar em prática ações que visem resgatar os valores humanos, que é um dever do Maçom consciente de seu papel social e não vegetativo. E a semente dessas ações é a adoção maçônica, como a que acabamos de ver e participar.

Mas o que é mesmo a adoção de Lowtons? É a preparação do seu futuro. Pré-iniciados na Maçonaria os jovens que devidamente assistidos e cuidados, certamente serão os maçons de amanhã.

O que é mesmo um Lowton, no Brasil e no mundo? É um filho ou neto de Maçom, de 08 a 17 anos, que a Loja Simbólica adota, simbolicamente, assumindo com ele a responsabilidade na eventual falta de seus pais ou avós, visando proteger os jovens dos males da sociedade, esclarecendo-os e ajudando-os a serem os bons cidadãos do futuro, preparando-os para a Maçonaria, para que não se quebre a cadeia do Bem, livrando-os da destruição do mal.

Registra a história da adoção de Lowtons que até algum tempo atrás, o Lowton era adotado pelas Lojas e pronto! A não ser nas cerimônias abertas ao público, que é permitida a presença de não maçons, ou então em congraçamentos e festividades, os adotados tinham contato com a Maçonaria.

Hoje, dedica-se aos adotados a continuação dos estudos, e tempo para orientações cívicas e culturais.

Com esta a adoção a Loja estará determinando o seu próprio futuro, visto que, entrosados, desde a mais tenra idade, com os princípios maçônicos, aprendendo a filosofia, o respeito recíproco e como nos conduzirmos perante as leis do País, exercitando plenamente os nossos direitos, queremos ser Iniciados Maçons.

Iniciados e conhecendo melhor a Maçonaria não permitiremos que os fatos desmotivadores e os problemas corriqueiros que hoje vivenciamos tomem conta das nossas Lojas, das nossas vidas...

E assim teremos no futuro uma Maçonaria consolidada, forte e dinâmica, em condições de marcar posição perante a sociedade como em épocas passadas. E nós, adotados, estaremos dando continuidade aos trabalhos e exemplos de nossos avós e pais.

Em nome de todos os Lowtons desta noite, nossos agradecimentos a todos os que fazem a Maçonaria e, principalmente, os que fazem esta Loja Maçônica Filhos da Luz, por esta oportunidade ímpar em nossas vidas!

Muito obrigado(a).

OSVALDO PEREIRA ROCHA NETO


Clik no link do menu ao lado para ver as fotos relacionadas ao tema Maçonaria

"Não existe caminho para a paz. A paz é o caminho"