Untitled Document


AGOSTO MAÇÔNICO

O mês de agosto está repleto de acontecimentos maçônicos no Brasil e especialmente no nosso querido Maranhão.
Em 04/08 foi comemorada a fundação da Confederação Maçônica do Brasil – COMAB, sucessora do Colégio de Grão-Mestres, fundado em 04 de agosto de 1973.

No dia 07/08 este articulista comemora, anualmente, seu ingresso na Sublime Ordem Maçônica, fato que aconteceu em 07/08/1968, na Augusta e Respeitável Loja Simbólica 17 DE OUTUBRO, jurisdicionada ao então Grande Oriente do Maranhão – GOM, hoje Grande Oriente do Brasil no Maranhão – GOB/MA.

O dia 20 de agosto é o Dia do Maçom.

Em 23/08 a Maçonaria Maranhense comemora, por exemplo, as criações das Augustas e Respeitáveis Lojas Simbólicas Guardiã da Independência e Defensores da Ordem, ambas da jurisdição do Grande Oriente Autônomo do Maranhão – GOAM, tendo este articulista como um dos fundadores da primeira e seu primeiro Orador, fato auspicioso este que aconteceu em 23 de agosto de 1973, em São Luís, Cidade Cultural, Patrimônio da Humanidade, capital do Estado do Maranhão.

No dia 25/08 o Grande Oriente Autônomo do Maranhão - GOAM comemora seu aniversário de fundação, visto que foi criado em 25 de agosto de 1973, pelas duas lojas maçônicas supracitadas e as Augustas e Respeitáveis Lojas Simbólicas Atalaia Codoense, do Oriente de Codó; Cruzeiro do Sul VI, do Oriente de Caxias e Oliveira Roma, do Oriente de Chapadinha.

Em 25 de agosto de 2013 as Lojas Guardiã da Independência e Defensores da Ordem e a Potência Maçônica Grande Oriente Autônomo do Maranhão – GOAM, comemoraram dignamente seus aniversários de fundação, sendo que as três referidas entidades maçônicas acima mencionadas completaram 40 anos de profícua existência e a festa teve lugar no salão de banquetes do GOAM, tendo sido cumprida a programação previamente estabelecida, ou seja, culto ecumênico em ação de graças, descerramento de placa comemorativa, entrega de diplomas e comendas, alocuções e encerramento com um lauto jantar.

Este articulista teve a honra e a satisfação de integrar a mesa diretora dos trabalhos, presidida pelo Grão-Mestre Francisco de Paula Duarte e ladeando o Sereníssimo Grão-Mestre Adjunto, José Roberto Cunha, autor do culto ecumênico; o Soberano Grande Comendador do Supremo Conselho do Maranhão dos Graus 4º ao 33º do Rito Escocês Antigo e Aceito, José Raimundo Nogueira dos Anjos; o Presidente de Honra da COMAB e Grão-Mestre “Ad Vitam do GOAM, Raimundo Ferreira Marques, ilustre palestrante, que fez um relato completo dos 40 anos do GOAM; os Veneráveis Mestres Osman Aguiar Bacellar Neto e Rosálio Gomes Carvalho, das duas Oficinas da Arte Real, aniversariantes, e a cunhada Marilza Duarte, representando todas as cunhadas; e a honra e alegria de participar de toda a programação, graças ao Grande Arquiteto do Universo, além de receber, como os demais membros da sua Loja, a Guardiã da Independência, o Diploma de Guardião, e abraços fraternos dos irmãos amigos, cunhadas, sobrinhos e sobrinhas.
O convite fora feito pelos nominados Veneráveis Mestres e pelo referido Grão-Mestre.
Publique-se que este articulista registrou as presenças do Presidente de Honra da COMAB e Grão-Mestre “Ad Vitam” do GOAM, Plínio Ferreira Marques; do Grão-Mestre “Ad Vitam” do GOAM, Raimundo Benedito Aires; do Grão-Mestre Adjunto “Ad Vitam” do GOAM, Carlos Craveiro Pessoa; e de outras autoridades maçônicas.

Publique-se, finalmente, que este Irmão Maçom igualmente teve a honra de receber das mãos do Grão-Mestre do GOAM, o livro “Um Raio de Luz”, de autoria do Poderoso Irmão e Amigo Ward de Souza Gusmão, 33º, Presidente de Honra do Grande Oriente Independente do Rio de Janeiro - GOIRJ e da Confederação Maçônica do Brasil – COMAB, com o seguinte autógrafo: “Ao grande irmão Osvaldo Pereira Rocha, que faz parte deste Raio de Luz”. TFA. Rio de Janeiro, 05 de julho de 2013. Ward Gusmão”.


*Grão-Mestre “Ad Vitam” do GOAM, 33º. E-mail rocha.osvaldo@uol.com.br e site www.osvaldopereirarocha.com.br

Para ver as fotos relacionadas a este e outros assuntos click em menu, no link maçonaria.

 

"Não existe caminho para a paz. A paz é o caminho"