Untitled Document


DIA DO MAÇOM

O mês de agosto é de grande importância para a Maçonaria, especialmente para os Maçons que fazem o Grande Oriente Autônomo do Maranhão – GOAM e esta Instituição Maçônica Maranhense, e mais especialmente para este articulista, haja vista que no dia 07/08/1968 foi Iniciado Maçom, ou seja, nasceu para a Maçonaria através da Augusta e Respeitável Loja Simbólica 17 de Outubro, onde também foi elevado a Companheiro e exaltado a Mestre Maçom. No dia 04 próximo passado (04/08/2014) foi comemorada a fundação da Confederação Maçônica do Brasil – COMAB, sucessora do Colégio de Grão-Mestres, fundado em 04 de agosto de 1973, este solenemente instalado em São Luís – MA, tendo o primeiro Grão-Mestre do GOAM, Afonso Augusto de Morais integrado a sua primeira diretoria.

O dia 20 de agosto é, por força de lei, o Dia do Maçom. E também da assinatura do Tratado de União da Maçonaria Maranhense (GOAM, Grande Oriente do Brasil no Maranhão - GOB-MA e Grande Loja Maçônica no Estado do Maranhão – GLEMA), firmado pelos Eminentes Irmãos Plínio Ferreira Marques, Grão-Mestre AD VITAM do GOAM e Presidente de Honra da COMAB; Heli Lopes de Moraes, então Grão-Mestre do GOB/MA e Francisco Ramos da Silva, à época Grão-Mestre da GLEMA, tendo como eficiente secretário geral e grande entusiasta o Respeitável Irmão Hélio Viana, do GOB-MA.

No dia 23 de agosto o GOAM comemora as criações das Augustas e Respeitáveis Lojas Simbólicas Guardiã da Independência e Defensores da Ordem, ambas da jurisdição da Potência Maçônica Maranhense supracitada, ou seja, GOAM, tendo este articulista como um dos fundadores da primeira e sendo o seu primeiro Orador, fato auspicioso esse que aconteceu no dia 23/08/1973, nesta cidade cultural, Patrimônio da Humanidade, São Luís do Maranhão.

Em 25 de agosto de 1973 foi fundado o referido GOAM pelas Lojas maçônicas Guardiã da Independência, Defensores da Ordem, Atalaia Codoense (Codó), Cruzeiro do Sul VI (Caxias) e Oliveira Roma (Chapadinha), merecendo destaque especial as atuações dos Eminentes Irmãos Afonso Augusto de Morais, José Joaquim Ramos Filgueiras, 2º Grão-Mestre; Raimundo Ferreira Marques, Grão-Mestre AD VITAM e Presidente de Honra da COMAB, Felinto Ribeiro da Silva Filho e Israel Perdigão Freire. Este articulista foi e com muita honra, nomeado seu primeiro Grande Secretário de Administração.

As supracitadas datas são anualmente comemoradas festivamente, para alegria dos Maçons, das Cunhadas, dos Sobrinhos e das Sobrinhas.


*Grão-Mestre AD VITAM do GOAM, Grande Inspetor Geral da Ordem (REAA), Grau 33º. E-mail: rocha.osvaldo@uol.com.br e site: www.osvaldopereirarocha.com.br

Para ver as fotos relacionadas a este e outros assuntos click em menu, no link maçonaria.

"Não existe caminho para a paz. A paz é o caminho"