Untitled Document



GEORGE WASHINGTON

Para honra e glória do Grande Arquiteto do Universo (Deus-Pai).
“O homem vale mais por aquilo que é do que por aquilo que tem”. Liberdade, Igualdade e Fraternidade.


George Washington foi grande patriota, Maçom de respeito e, como Primeiro Presidente dos Estados Unidos, exerceu papel fundamental na guerra pela independência. E em nosso querido Brasil, Hamilton Mourão é o Vice-Presidente da República e nosso Irmão Maçom.

Mediante pesquisa na internet, este articulista, com o presente artigo, faz uma síntese da biologia do supracitado homem público, que nasceu em 22 de fevereiro de 1732, em Westmoreland, na colônia da Virgínia e faleceu em MountVermon em 14 de dezembro de 1799.

O histórico e saudoso Irmão Maçom foi iniciado na Virgínia em 04 de novembro de 1752; elevado a companheiro-maçom em 03 de março de 1753 e exaltado ao grau de Mestre Maçom em 04 de agosto do mesmo ano.
Durante sua vida nunca se afastou do convívio em Loja Maçônica, tendo sido retratado em inúmeros quadros com o avental e os símbolos maçônicos. Além disso, conduziu sua forma de ser com decência e retidão, pregando os ideais maçônicos e influiu para que estes fossem o norte do novo país.

Na construção do capitólio, o mencionado grande homem foi retratado colocando a pedra fundamental, em 18 de setembro de 1793. Nessa ocasião ele era o Venerável Mestre da Loja Alexandria-Washington Lodge nº 22, de Virgínia, e usava o avental maçônico.

Na referida cerimônia, nosso inesquecível Irmão George Washington proferiu as seguintes palavras: “Certamente, meus queridos Irmãos, deve ser tão gratificante para vocês quanto o é para mim, ter o grande prazer de colocar esta pedra fundamental e esperamos, imaginamos e sinceramente oramos, para produzir inúmeras pedras fundamentais e que cada um de nós possa suplicar, fervorosamente, ao Maravilhoso Grão-Mestre do Céu, da terra e de todas as coisas, de sua infinita sabedoria, força,bondade e misericórdia, que nos conceda. Que assim seja”.

Claramente houve enorme influência da Ordem Maçônica neste processo de uma nova ordem. Numericamente, nove dos que assinaram a Declaração de Independência eram maçons. Treze dos assinantes da Constituição norte americana pertenciam à nossa Ordem. Exatos trinta e três dos generais que lutaram na guerra da Independência eram membros da Maçonaria.

Este artigo, em absoluto, não pretende esgotar o tema, mas aguçar a curiosidade dos Irmãos Maçons em pesquisar e conhecer mais sobre este grande personagem da História Mundial. Além de grande líder militar, o Irmão em referência foi hábil líder político, conseguindo manter a unidade de uma nação dividida e instaurar novo regime, que dura até os dias atuais da mesma força que foi pensado há mais de 200 anos.

É certo que George Washington influenciou profundamente a elaboração da Constituição Norte Americana – dos Estados Unidos – que marcou época ao delimitar a separação entre a Igreja e o Estado, e ao disseminar ainda outros valores fundamentais da querida Maçonaria como a Igualdade dos homens e a liberdade do discurso. Nada disso seria possível não fosse a coragem, a força, a determinação e a fé inabalável em um amanhã melhor. Que nos inspiremos nesses grandes homens do passado da nossa Ordem para que produzamos bons frutos para os filhos dos nossos filhos. Assim, que Deus nos ajude!
Rogo ao Grande Arquiteto do Universo para que continue nos abençoando.

*Colaborador, registro DRT/MA nº 53. Grão-Mestre “Ad Vitam” do GOEMA e Grande Inspetor Geral da Ordem, grau 33. Site: www.osvaldopereirarocha.com.br

Clik no link do menu ao lado para ver as fotos relacionadas a este e outros temas

"Não existe caminho para a paz. A paz é o caminho"