Untitled Document


INICIAÇÃO E POSSE

Sob a proteção do Grande Arquiteto do Universo, digito o presente artigo que, no meu modo de entender as coisas, é de interesse público.

Posse é a detenção de uma coisa com o fim de tirar dela toda e qualquer utilidade econômica; estado de quem frui uma coisa ou a tem em seu poder; investidura em cargo público ou função gratificada. Em alguns Estados da federação brasileira, posse se refere à área de terra que alguém possui.

A posse em cargo púbico é precedida de aprovação em concurso, ou seja, quanto o candidato sabe que foi aprovado, aguarda o chamamento para a posse no cargo para o qual se candidatou e, em seguida, procura realizar os exames médicos que comprovem a sua capacidade física e mental para exercê-lo.

Chegado o dia da aludida posse, se apresenta munido dos documentos individuais (RG, CPF, Título de Eleitor, Certificado de Reservista, comprovante de residência e de sua capacidade física e mental para o trabalho); é submetido ao cerimonial de posse e, em consequência, entra no exercício do cargo, ou seja, inicia o trabalho.

Iniciação é o ato ou efeito de iniciar; recebimento de noções de coisas misteriosas ou desconhecidas; admissão na Maçonaria, através de uma loja maçônica.

Preliminarmente, este articulista define o que é Maçonaria, ou seja, é uma Instituição secular essencialmente Iniciática, Filantrópica, Filosófica, Educativa, Apartidária e Adogmática, que tem por fins supremos a Liberdade, a Igualdade e a Fraternidade. E existem a Maçonaria Simbólica e a Maçonaria Filosófica, cada uma delas tendo seu cerimonial de iniciação (posse no mundo não maçônico).

No mérito, a primeira iniciação maçônica é na simbólica, no grau 1, como aprendiz-maçom, que é precedida da proposta de um Mestre Maçom a um proposto maior de idade, livre e de bons costumes, que tenha ocupação lícita, sendo o candidato submetido a uma sindicância longa e duradoura, quando é verificado o seu modo de viver na sociedade, principalmente na sua família, na sua ocupação e na sua religiosidade; se ele faz o bem ou pratica a virtude e não é amante do vício. A Maçonaria não é religião; Inicia católico, evangélico, espírita, mas não admite em seus quadros ateu ou incrédulo.

A Iniciação maçônica é precedida da preparação do proposto aprovado pela Loja e o Cerimonial é feito em Sessão Magna meticulosamente organizada e executada, sendo caracterizado como o momento mais importante da Sublime Ordem Maçônica, assim na simbólica como na filosófica, esta que é a segunda iniciação e acontece no grau 4º (Mestre Secreto).

As duas iniciações são inesquecíveis para o Maçom! A Iniciação simbólica deste articulista ocorreu na memorável noite de 07 de agosto de 1968, na Augusta e Respeitável Loja Simbólica 17 de Outubro, jurisdicionada ao então Grande Oriente do Maranhão – GOM, hoje Grande Oriente do Brasil no Maranhão – GOB/MA e a filosófica aconteceu na noite estrelada de 26 de julho de 2006, no Supremo Conselho do Maranhão dos Graus 4º ao 33º do Rito Escocês Antigo e Aceito, nas instalações do Grande Oriente Autônomo do Maranhão – GOAM, jurisdicionado à Confederação Maçônica do Brasil - COMAB.


*Grão-Mestre “Ad Vitam” do GOAM, 33º. E-mail rocha.osvaldo@uol.com.br e site www.osvaldopereirarocha.com.br

Para ver as fotos relacionadas a este e outros assuntos click em menu, no link maçonaria.

 

"Não existe caminho para a paz. A paz é o caminho"