Untitled Document


45 ANOS DE INICIADO NA SUBLIME ORDEM MAÇÔNICA

Para a Glória do Grande Arquiteto do Universo!

Lembrando o Eminente Irmão e Amigo Maçom Plínio Ferreira Marques, “estou em estado de graça” só em lembrar que hoje, 07/08/2013, completo exatos 45 anos de INICIADO na Sublime Ordem Maçônica, mais precisamente na Augusta e Respeitável Loja Simbólica 17 DE OUTUBRO, jurisdicionada ao então Grande Oriente do Maranhão – GOM, hoje Grande Oriente do Brasil no Maranhão – GOB-MA.

Recordo-me que na noite de 07 de agosto de 1968, data inesquecível, em prestigiada Sessão Magna de Iniciação, recebi a Luz (morri para o mundo profano e nasci para o mundo maçônico, de estudos em busca da verdade absoluta, da perfeição e da virtude), percorrendo um longo caminho desde então.

Nesse espaço de tempo estive ausente das atividades maçônicas templárias, mas sempre fazendo Maçonaria, quer no INPS, quer no INSS, quer no Ministério do Trabalho, quer no Rotary, no Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão ou onde eu estivesse.
Tive momentos de alegria e de tristeza, de desânimo e de esperança, quando esta sempre prevaleceu.

Nas atividades maçônicas propriamente ditas tive o privilégio de subir todos os degraus da Escada de Jacob, isto é, do Grau 1 (Aprendiz-Maçom) ao Grau 33º (Grande Inspetor Geral da Ordem – Rito Escocês Antigo e Aceito) e exerci vários e importantes cargos como de Assessor Especial do Grão-Mestre; de Mestre da Loja de Estudos e Pesquisas “Afonso Augusto de Morais”, Rito de York (Venerável Mestre), por dois mandatos eletivos; de Secretário e de Vice-Presidente da Academia Maçônica Maranhense de Letras – AMML, tendo exercido o cargo de Presidente por seis meses, face a licença do Presidente, Irmão, Confrade e Amigo Raimundo Ferreira Marques; de Presidente do Instituto Histórico da Maçonaria Maranhense – IHMM, por dois mandatos eletivos; de Assessor Especial da Presidência da Confederação Maçônica do Brasil - COMAB, para a Região Norte do Brasil; de Membro Efetivo do Conselho Fiscal da COMAB e também do Conselho Fiscal da AMCLA da COMAB, sendo escolhido Presidente do primeiro; de Grão-Mestre Adjunto do Grande Oriente Autônomo do Maranhão – GOAM (2006 a 2009); de Grão-Mestre da referida Potência Maçônica Maranhense (2009 a 2012), sem contar com o exercício do cargo de Orador, em Lojas e em Corporações, por diversos mandatos e de Grande Secretário de Administração e Grande Secretário da Guarda dos Selos, no GOAM.

Tive a honra de ser um dos fundadores da Loja Guardiã da Independência, em 23/08/1973 e do Grande Oriente Autônomo do Maranhão – GOAM, em 25/08/1973, assim como da Loja de Estudos e Pesquisas Afonso Augusto de Morais, da Academia Maçônica Maranhense de Letras e do Instituto Histórico da Maçonaria Maranhense - IHMM.

Presentemente, sou o 2º Secretário da COMAB e, graças à benevolência dos Irmãos membros efetivos do Supremo Conselho do Maranhão dos Graus 4º ao 33º do Rito Escocês Antigo e Aceito (Graus 19º ao 30º), fui escolhido Presidente do Conselho de Kadosh “Carlos Carone”, sendo 1º Vigilante o Irmão e Amigo Givaldo Lino Mendes Vieira. Sou membro efetivo da Academia Maçônica Internacional de Letras – AMIL e membro correspondente da Academia Paraibana de Letras Maçônicas – APLM.

Finalmente, parodiando o Eminente Irmão Raimundo Ferreira Marques, Presidente de Honra da COMAB e Grão-Mestre AD VITAM do GOAM, pergunto o seguinte: “A Maçonaria que temos e a que queremos?” “Não está na hora de redefinirmos o seu papel?” “Ou seja, de inaugurarmos o 4º período da Maçonaria, que contemple a Liberdade, a Igualdade e a Fraternidade?”.

LIBERDADE # IGUALDADE # FRATERNIDADE

*Grão-Mestre “Ad Vitam” do GOAM; Grande Inspetor Geral da Ordem (Grau 33º) e 2º Secretário da COMAB. E-mail: rocha.osvaldo@uol.com.br e site www.osvaldopereirarocha.com.br

Para ver as fotos relacionadas a este e outros assuntos click em menu, no link maçonaria.

 

 

 

 

"Não existe caminho para a paz. A paz é o caminho"