Untitled Document


ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA MAÇÔNICA




ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA MAÇÔNICA

As Assembleias Legislativas Maçônicas são os Poderes Legislativos de uma Potência ou Obediência Maçônica, compostas por membros efetivos e honorários e seus funcionamentos e normas de trabalho são regulados por Regimento Interno.

São membros de Assembleia Legislativa Maçônica os Deputados e seus Suplentes eleitos pelas Lojas Maçônicas da jurisdição, sendo efetivos os Deputados eleitos, cabendo aos seus suplentes substitui-los quando houver impedimento ou vacância. Geralmente, são quatro candidatos para dois deputados e dois suplentes por Loja, sendo eleitos deputados os dois mais votados.
E são membros honorários, sem direito a voto, os Garantes de Amizade, os membros da Administração das Potências Amigas a que a Assembleia houver por bem conferir tal honraria, por serviços prestados à Ordem Maçônica.

O Grão-Mestre, que em sua pessoa reside a mais alta representação maçônica da jurisdição, designa um deputado como elemento de ligação entre os Poderes Executivo e Legislativo Maçônicos.

Os deputados e suplentes são escolhidos em sufrágio universal e secreto, para um mandato de três anos, entre Mestres Maçons colados no grau há mais de três anos, de espírito elevado, convicto da liberdade da palavra, com notável saber, abalizados conhecimentos maçônicos e em pleno gozo de seus direitos.

Nas Lojas da Potência Maçônica Grande Oriente Autônomo do Maranhão – GOAM aconteceram eleições para deputados e suplentes em abril próximo passado, quando foram eleitos vinte e seis deputados e seus respectivos suplentes, para um mandato de três anos; suas diplomações, pelo Egrégio Tribunal de Justiça Eleitoral Maçônica do GOAM, foram efetivadas na noite de 20/06/2015, registrada a ausência justificada do Venerável Irmão Deputado Delmar Carneiro Pessoa, da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Oliveira Roma, do Oriente de Chapadinha, seguidas das respectivas posses dos deputados, dentre os quais este articulista, que fora indicado pelo Respeitável Irmão José Ribamar Monteiro Segundo, e o irmão, confrade e amigo João Francisco Batalha, ambos pela ARLS Guardiã da Fraternidade, e seus suplentes, na Poderosa Assembleia Legislativa Maçônica do GOAM.

Com a palavra, o Irmão e amigo Osman Aguiar Bacellar Neto, Venerável Mestre da ARLS Guardiã da Independência, em nome da referida Oficina da Arte Real, homenageou este articulista com a Medalha O Guardião, homenagem esta que muito me honra.
Em sequência, foi realizada a eleição e a posse da nova Mesa Diretora da supracitada Assembleia, tendo concorrido para a Presidência os Veneráveis Irmãos Deputados Marcos Antônio da Silva Lins e Osman Aguiar Bacellar Neto, de Bacabal e Brejo, respectivamente, com a vitória do primeiro.

Foi uma noite de inusitada alegria, prestigiada pelo então Grão-Mestre do GOAM, Francisco de Paula Duarte, pelo Grão-Mestre “Ad Vitam” Raimundo Benedito Aires e pelo atual Grão-Mestre, Soberano Irmão Noê Paulino de Carvalho que, com o seu adjunto, Irmão José Roberto Pereira Cunha, foram empossados no dia 27/06/2015, para um mandato de três anos, para os quais desejo pleno êxito, para o bem do GOAM.

Infelizmente, por motivo de problemas com a minha saúde física, não estava me sentido bem em não puder participar dos trabalhos legislativos para os quais fui eleito e empossado, e tive que apresentar minha renúncia do aludido cargo de Deputado, através de documento de 10/10/2015, dirigido ao Eminente Presidente e enviado por meio do Venerável Irmão Deputado Carlos Craveiro Pessoa, da ARLS Filhos da Luz. Também comuniquei o fato à minha querida Guardiã da Fraternidade.

Rogo ao Grande Arquiteto do Universo que proporcione pleno êxito ao Eminente Presidente e sua Diretoria, assim como aos Veneráveis Irmãos Deputados e saúde, força e união para todos os integrantes da minha querida Potência Maçônica.

*Grão-Mestre “Ad Vitam” do GOAM e Grande Inspetor Geral da Ordem, Grau 33º do REAA. E-mail: rocha.osvaldo@uol.com.br e site www.osvaldopereirarocha.com.br


Para ver as fotos relacionadas a este e outros assuntos click em menu, no link maçonaria.

"Não existe caminho para a paz. A paz é o caminho"