Untitled Document



50 ANOS DE INICIADO NA MAÇONARIA


Para glória do Grande Arquiteto do Universo.
“Vim, vi e venci” (Júlio César em 47 a.C).


Tem por escopo o presente artigo fazer uma síntese da síntese dos cinquenta anos de iniciação maçônica deste articulista, possibilitando ao leitor ou a leitora viajar sem sair do lugar.

Em 07/08/1968, teve o privilégio de ser Iniciado na Maçonaria, através da Augusta e Respeitável Loja Simbólica 17 de Outubro, em nome e sob os Auspícios do Grande Oriente do Brasil, onde também foi elevado ao grau 2 –Companheiro-Maçom em 08/05/1969 e exaltado à Plenitude Maçônica Simbólica – Grau 3, Mestre-Maçom, em 18/10/1969. Na primeira data este articulista nasceu para o mundo maçônico, em busca da verdade absoluta e da prática da virtude.

No dia 23 de agosto de 1973, liderado por um grupo de Irmãos e Amigos como Afonso Augusto de Morais, Raimundo Ferreira Marques, José Joaquim Ramos Filgueiras, Felinto Ribeiro da Silva Neto, José Maria Serejo Santos Jacinto e Israel Perdigão Freire, fundamos as Augustas e Respeitáveis Lojas Simbólicas Defensores da Ordem e Guardiã da Independência, quando a primeira de logo elegeu e deu posse como Venerável Mestre ao Respeitável Irmão José Maria Serejo Santos Jacinto, e a segunda procedeu da mesma forma com relação ao Respeitável Irmão Raimundo Ferreira Marques, tendo sido este articulista escolhido seu primeiro Orador.

Dois dias depois, ou seja, em 25 de agosto de 1973, as duas supracitadas Lojas e outras Oficinas da Arte Real que haviam aderido ao movimento, criaram a Potência Maçônica Grande Oriente Autônomo do Maranhão – GOAM que elegeu e deu posse ao seu primeiro Grão-Mestre, na pessoa do Respeitável Irmão Afonso Augusto de Morais. E este Irmão maçônico foi, no ato, escolhido seu Grande Secretário de Administração.

Em 22/11/2002, este articulista foi filiado à ARLS Guardiã da Fraternidade. Em 10/03/2003, foi um dos fundadores da Loja Maçônica de Estudos e Pesquisas Afonso Augusto de Morais e escolhido seu Primeiro Venerável Mestre (Mestre da Loja, no Rito de York). E em 12/04/2003, um dos fundadores da Academia Maçônica Maranhense de Letras – AMML, ocupando a Cadeira nº 4, que teve como seu primeiro Presidente o Respeitável Irmão Plínio Ferreira Marques, e este maçom foi escolhido 2º Secretário.

Em 03/06/2005, foi um dos fundadores do Instituto Histórico da Maçonaria Maranhense – IHMM e seu primeiro Presidente (Patrono e Primeiro Ocupante da Cadeira nº 1). Tambémfundador da Academia Maçônica de Ciências, Letras e Artes da Confederação Maçônica do Brasil – AMCLA DA COMAB, e seu primeiro 2º Secretário.

Este Obreiro Maçom é filiado às Augustas e Respeitáveis Lojas Simbólicas - ARRLLSS Guardiã da Independência, Guardiã da Fraternidade e Afonso Augusto de Morais, do Rito Escocês Antigo e Aceito, Rito Adonhiramita e Rito de York, respectivamente.

Em abril de 2006 foi eleito para o importante Cargo de Grão-Mestre Adjunto do GOAM, que o exerceude 24/06/2006 a 24/06/2009 e em abril de 2009 para o mais importante Cargo,ou seja, de Grão-Mestre,da referida Obediência Maçônica, cargo esse que exerceu de 24/06/2009 a 24/06/2012, razão pela qual, nos termos estatutários, é Grão-Mestre ‘AD VITAM’ do GOAM (hoje Grande Oriente do Estado do Maranhão – GOEMA).Em 19/10/2007, em Lisboa – Portugal, este Irmão Maçom foi empossado na Cadeira nº 19/2007 da Academia Maçônica Internacional de Letras – AMIL, cadeira essa patroneada por José do Patrocínio.

Durante essa trajetória maçônica, homenagens lhe foram prestadas por meio de diplomas, certificados e medalhas sendo a mais importante a MedalhaTIMBIRA do Mérito Maçônico, de 24 de junho de 2009.

Foi também eleito e empossado Deputado à Poderosa Assembleia Legislativa Maçônica do GOAM, como um dos dois representantes da ARLS Guardiã da Fraternidade, cargo este que teve de renunciar por problemas com asaúde física.

Na Maçonaria Filosófica, ingressou no 4º Grau, Mestre Secreto, em 26/07/2006 e foi Investido no Grau 33º - Grande Inspetor Geral, em 20/03/2010.E, depois de cumprido o mandato de Grão-Mestre, mesmo com a saúde física fragilizada, os Irmãos Conselheiros, ainda o elegeram, por unanimidade, e o empossaram Presidente do Conselho Kadosch Carlos Carone, dos Graus 19º ao 30º, do Supremo Conselho do Maranhão dos Graus 4º ao 33º do Rito Escocês Antigo e Aceito.

Se for a vontade do Grande Arquiteto do Universo, este articulista completará 50 Anos de Iniciado na Sublime Maçonaria em 07/08/2018. Tem 21 livros lançados, cerca de um terço deles sobre a Ordem Maçônica. E foi editor dos Jornais O CONFRADE, da AMML; O HISTORIADOR, do IHMM e O MAÇOM, da LMEPAAM.

O rio nasce, corre e faz diversas curvas para contornar obstáculos, forma cachoeiras e finalmente chega ao seu destino, onde deságua. Devemos sempre ter confiança na misericórdia do Grande Arquiteto do Universo, nosso Pai Celestial, que ressuscita até os mortos! Com fé e esperança, tudo que Lhe pedirmos em nome do seu muito amado filho, Jesus Cristo, nos será concedido.

Agradecido pela minha vida, saúde e paz, rogo ao Grande Arquiteto do Universo para que continue nos abençoando.

*Jornalista Colaborador, registro DRT/MA nº 53.
Advogado, OAB/MA 961.Grão-Mestre “Ad Vitam” do GOAM, hoje GOEMA e
Grande Inspetor Geral, Grau 33º,do Rito Escocês Antigo e Aceito.


Clik no link do menu ao lado para ver as fotos relacionadas a este e outros temas

"Não existe caminho para a paz. A paz é o caminho"