Untitled Document


MAÇONARIA E ROTARY

Para honra e glória do Grande Arquiteto do Universo (Deus Pai).“Eu sou a ressureição ea vida. Quem crer em mim, ainda que morra, viverá” (Jesus Cristo).

“Me deem as flores em vida, o carinho e a mão amiga, e quando eu me chamar saudade, lembrem-se de mim com muito amor” (Salmo 19). O Vice-Presidente da República Federativa do Brasil, General Hamilton Mourão, é Irmão Maçom.


Maçonaria é uma instituição mundial de homens que professam princípios de fraternidade e que se reconhecem entre si por sinais e emblemas, entre os quais os das artes da construção civil, donde também o nome popular de pedreiros livres. Em cada Obediência ou Loja Maçônica jurisdicionadaseus membros obedecem a um líder, que tem o título de Grão-Mestre ou Venerável Mestre, respectivamente, e no simbolismo são classificados como Aprendizes-Maçom, Companheiro-Maçom e Mestre-Maçom, isto é, Graus 1, 2 e 3.

É uma instituição essencialmente filosófica, educativa e progressista, composta por homens livres e de bons costumes, que se tratam como irmãos w que têm como princípios a liberdade dos indivíduos e dos grupos humanos sejam eles instituições, raças ou nações; a igualdade de direitos e obrigações dos serem humanos ou em grupos, sem distinção e a fraternidade entre todos os homens, já que somos filhos do mesmo criador e, portanto, humanos e, como consequência, a fraternidade entre todas as nações do mundo.

Há alguns anos, recebi telefonema de uma pessoa se dizendo desapontada com meu livro “MAÇONARIA – Uma Instituição Admirável” pelo fato de continuar sem saber o segredo da Maçonaria. De imediato lhe disse, que já havia escrito algumas vezes sobre a minha querida Maçonaria, que tem segredos, mas que, por isso mesmo, não os revelei, obviamente porque se são segredos, não podem e não devem ser revelados. Ele, então, desligou o telefone.

Tem ela por objetivo a investigação da verdade, o exame da moral e a prática da virtude e considera que a ética é um princípio que não deve ter fim. Os maçons são, com justiça, considerados cidadãos do mundo.

Rotary é um poderoso instrumento, um denominador comum de homens e mulheres livres (comerciantes, industriais ou profissionais autônomos), de todo o mundo, que desejam somar suas potencialidades para minorar as injustiças e o sofrimento. Saber compartilhar é engrandecer o destino de nossas vidas.
Também há anos ouvi comentário de umhomem dizendo para outro que Rotary não tem sentido, já que lá as pessoas se reúnem para almoçar ou jantar e conversar bobagens. Ora, isso é conversa de quem nada sabe verdadeiramente sobre Rotary, que é uma instituição elogiável, inclusive porque os rotarianos são também considerados cidadãos do mundo. E sabem compartilhar.

Ser Maçom é uma honra. Viver Rotary é dividir o pão, não só em época natalina, mas em todos os dias de nossas vidas.

“O homem vale mais por aquilo que é do que por aquilo que tem”.

Rogo ao Grande Arquiteto do Universo, em nome do seu Divino Filho, Jesus Cristo, para que continue nos abençoando. São Luís – MA, 01/03/2020.

*Colaborador, registro DRT/MA nº 53. Grão-Mestre “Ad Vitam” do GOEMA, Grande Inspetor Geral, Grau 33 (REAA). Ex – Presidente do Rotary Club São Luís – Praia Grande e Governador Assistente do Distrito 4490, do Rotary International.

*Colaborador, registro DRT/MA nº 53. Grão-Mestre “Ad Vitam” do GOAM, hoje GOEMA, e Grande Inspetor Geral da Ordem, Grau 33º do REAA. Site www.osvaldopereirarocha.com.br

Clik no link do menu ao lado para ver as fotos relacionadas a este e outros temas

"Não existe caminho para a paz. A paz é o caminho"