Untitled Document

POSSE NO GOAM - PALAVRAS DO ORADOR, EM 24.06.2012

José Ribamar Monteiro Segundo, na Sessão Magna Pública de Passagem do Cargo de Grão-Mestre do Grande Oriente Autônomo do Maranhão – GOAM, em 24/06/2012.

Toda mudança é, a um tempo, traumática e salutar.

As perspectivas de novos rumos são, em essência, indicadoras de rompimento, ajustes e até mesmo de continuidade aperfeiçoada.
A verdadeira sabedoria está em não romper, pelo desprezo, com o que foi feito, na insana persecução da mudança, mas em, apreendendo o que de bom e proveitoso encontrou, dar-lhe a adequada sequência, com equilíbrio, racionalidade e, sobretudo, com humildade.

A veste, a veste maçônica, tem todo um simbolismo, esses ouros e adereços brilhantes, não devem nos ofuscar ou envaidecer, mas mostrar-nos que, mesmo revestido deles, continuamos sendo falíveis e, mais do que isso, fracos e imperfeitos.

À gestão que ora chega ao crepúsculo, o reconhecimento e a gratidão de quantos fazemos o GOAM. Muito, sem dúvida, está por fazer, a pletora de realizações, entretanto, é invejável. Os irmãos Osvaldo Pereira Rocha e Carlos Craveiro Pessoa, de forma impecável, lideraram uma equipe que conduziu de maneira equilibrada e serena o GOAM ao patamar de destaque em que hoje se encontra.

Ao novo Grão-Mestre Francisco de Paula Duarte e seu adjunto José Roberto Cunha, cabe agora o desafio de novos desbravamentos. O terreno é fértil, e da boa semeadura depende colheita farta e de qualidade.

À gestão que alvorece, a certeza de que unidos, como soem ser os verdadeiros maçons, construiremos templos maravilhosos à virtude.

Haveremos de exibir significativas realizações materiais, mas, sem dúvida, nos destacaremos pelo crescimento espiritual de que todos nós estaremos imbuídos nesta nova jornada.

A quantos nos honram, com suas presenças, o emocionado agradecimento do GOAM.
Esta sessão revestiu-se da solenidade necessária e, por isso mesmo, é legal e legítima. Muito obrigado.



Clik no link do menu ao lado para ver as fotos relacionadas ao tema Maçonaria

"Não existe caminho para a paz. A paz é o caminho"