Untitled Document


PLÍNIO FERREIRA MARQUES

Para glória do Grande Arquiteto do Universo.

Meu irmão, confrade da Academia Maçônica Internacional de Letras – AMIL, da Academia Maçônica de Ciências Letras e Artes da Confederação Maçônica do Brasil – ANCLA DA COMAB, da Academia Maçônica Maranhense de Letras – AMML e do Instituto Histórico da Maçonaria Maranhense – IHMM, e dileto amigo foi chamado pelo Grande Arquiteto do Universo para o Oriente Eterno em 10/05/2018.

O falecido era Engenheiro Agrônomo e exerceu importantes cargos no Sindicato de sua categoria profissional; foi Grão-Mestre do Grande Oriente Autônomo do Maranhão – GOAM, hoje Grande Oriente do Estado do Maranhão – GOEMA, por dois mandatos eletivos; presidiu com destaque a AMML e foi Presidente da Confederação Maçônica do Brasil – COMAB. Por onde passou deixou o reconhecimento de todos e de todas; deixou igualmente a sua exemplar marca laboral por onde passou, dada a sua grande inteligência e capacidade de trabalho.

O pranteado deixou o bom exemplo na Maçonaria simbólica e na Maçonaria Filosófica, galgando o Grau 33 do Rito Escocês Antigo e Aceito (REAA). Exerceu destacados cargos no Supremo Conselho do Maranhão dos Graus 4º ao 33º do Rito Escocês Antigo e Aceito.

O saudoso Irmão Plínio Marques deixou viúva e saudosa a minha cunhada e amiga Camélia, filhos e filhas e demais parentes, dentre estes o duplo irmão Raimundo Ferreira Marques, que também exerceu os cargos de Grão-Mestre do GOAM e de Presidente da COMAB; é Grão-Mestre “Ad Vitam” do GOAM e Presidente de Honra da COMAB. Advogado, que exerceu a Presidência da Ordem dos Advogados do Brasil no Maranhão e foi Conselheiro Federal da OAB-Brasil. Ambos conquistaram liderança inconteste na Sublime Ordem Maçônica brasileira.

O saudoso irmão e confrade Plínio Marques deixou igualmente saudade em todos os Irmãos maçônicos, Cunhadas, sobrinhos e sobrinhas no Maranhão, no Brasil e em partes do mundo. Ao seu sepultamento no Cemitério dos Vinhais em São Luís do Maranhão compareceram seus familiares de sangue e dezenas de irmãos maçônicos, cunhadas, sobrinhos e sobrinhas, mesmo debaixo de persistente chuva, em uma despedida marcante, inclusive este articulista, embora adoentado.


Diante do exposto, este articulista roga ao Grande Arquiteto do Universo para que mantenha Plínio Ferreira Marques na Paz Celestial, sob a luz de Sua face.


Saudades eternas irmão, confrade e dileto amigo Plinio Ferreira Marques.


*Colaborador, registro DRT/MA nº 53. Grão-Mestre “Ad Vitam” do GOAM, agora GOEMA e Grande Inspetor Geral, Grau 33 (REAA). Site www.osvaldoereirarocha.com.br

 

"Não existe caminho para a paz. A paz é o caminho"