Untitled Document


SÃO JOÃO E A MAÇONARIA

A História da Igreja Católica Apostólica Romana registra que ela, ao longo dos anos, santificou centenas de pessoas, dentre estas 33 com o nome de João. Eis os nomes de alguns, além dos dois evangélicos, ou seja, São João Batista e São João Evangelista: São João de Escócia; São João de Jerusalém; São João de Deus; São João de Calibita; São João Esmoler; São João Crisóstomo; São João do Egito; São João Clímaco, entre outros.

Um desses é o Padroeiro da Maçonaria, em que pese a Maçonaria inglesa adotar São Jorge e a escocesa Santo André como seus Padroeiros, mas qual deles? O rito maçônico escocês antigo e aceito não o define. Trata-se de um São João indeterminado? Invocação apenas? Ou somente uma personagem ou uma lenda? O rito adonhiramita se refere a São João de Jerusalém. Será este o nosso Padroeiro?

Sou convicto que seja São João Batista, que batizou Jesus Cristo e teve a cabeça decepada por ser fiel à sua religião, mas os Maçons celebram anualmente duas grandes festas, chamadas indistintamente de festas de São João, ou seja, a do solstício de verão (festa do reconhecimento), no hemisfério norte, dedicada a São João Batista, em 24 de junho; e a do solstício de inverno (festa da esperança), comemorada junto com o Natal, dedicada a São João Evangelista, celebrada a 27 de dezembro. E para esta minha convicção, em 24 de junho os maçons empossam seus Grão-Mestres e seus Veneráveis Mestres.

Anualmente, em 24 de junho acontece com uma festa profana em São Luís do Maranhão e em outras capitais e cidades brasileiras, denominada festa junina, repleta de cores, de alegria e beleza de indumentária – bumba-boi (boi de matraca e boi de orquestra), quadrilha, cacuriá, carimbó, tambor de crioula, dança portuguesa, comidas típicas e bebidas em geral. Aliás, não apenas no dia 24/06, mas durante todo o mês de junho, quando também são homenageados São Pedro (29/06) e São Marçal (30/06).

Trata-se de um período que muito aprecio, mais até do que o do carnaval, mesmo porque os meus filhos e filhas e netos e netas sempre estiveram participando dessas festas pelos seus respectivos colégios e, principalmente, porque no dia 29/06 aniversaria minha querida filha Magda Lucia Rocha Betlem.

No dia 15/06/2013 minha neta Luiza Fernanda de Sousa Rocha Bacalhau brincou muito no salão de eventos da Grande Loja Maçônica do Estado do Maranhão – GLEMA, pelo seu Colégio São Paulo, participando da brincadeira dança do carimbó, sendo muito aplaudida.

O São João de São Luís do Maranhão, isto é, os festejos juninos desta nossa querida São Luís, Cidade Cultural, Patrimônio da Humanidade, capital do Estado do Maranhão, são considerados por turistas e maranhenses em geral os melhores do Brasil, mas neste ano os protestos populares contra a corrupção quase generalizada no País, a não punição de políticos “mensaleiros”, a insegurança pública, a deficiência da educação e da saúde públicas, empanaram um pouco o seu brilho, visto que desviaram a atenção de muitos.

Viva o Brasil! Viva o Maranhão! Viva São João! Viva a Maçonaria!

*Jornalista Colaborador, registro DRT/MA nº 53; Grão-Mestre “Ad Vitam” do Grande Oriente Autônomo do Maranhão – GOAM; e-mail rocha.osvaldo@uol.com.br e site www.osvaldopereirarocha.com.br

Para ver as fotos relacionadas a este e outros assuntos click em menu, no link maçonaria.

 

"Não existe caminho para a paz. A paz é o caminho"