Untitled Document


MAÇOM E SOLDADO

Para honra e glória do Grande Arquiteto do Universo (Deus). “É uma honra para mim ser Maçom” (Abraam Lincoln – Presidente dos EEUU de1861 a 1865). “Sigam-me os que forem brasileiros!” (Marechal Luiz Alves de Lima e Silva, Duque de Caxias, Patrono do Exército Brasileiro na Batalha de Itororó).

O dia 20 de agosto é, por força de lei federal, o Dia do Maçom brasileiro anualmente comemorado nas Obediências e nas Lojas Maçônicas de todo o país.


No Maranhão, em São Luís, na noite de 23 de agosto de 1973, foram fundadas as Lojas maçônicas Guardiã da Independência e Defensores da Ordem que, com as existentesAtalaia Codoense (Codó), Cruzeiro do Sul VI (Caxias) e Oliveira Roma (Chapadinha) fundaram, dois dias depois, ou seja, em 25 de agosto de 1973 a Obediência Maçônica Grande Oriente Autônomo do Maranhão – GOAM, que teve sua denominação alterada para Grande Oriente do Estado do Maranhão – GOEMA, em 25 de setembro de 2017. E este articulista foi um dos fundadores da Guardiã da Independência e seu primeiro Orador, além de primeiro Grande Secretário de Administração do GOAM.

Foram destaques nas supracitadas fundações os Irmãos Maçons Afonso Augusto de Morais, o primeiro Grão-Mestre do GOAM; José Joaquim Ramos Filgueiras, Raimundo Ferreira Marques, hoje Grão-Mestre “Ad Vitam” da Obediência e Presidente de honra da Confederação Maçônica do Brasil – COMAB,Felinto Ribeiro da Silva Filho e Israel Perdigão Freire. O Irmão e Amigo Raimundo Marques é confrade deste articulista nas três academias maçônicas, isto é, AMIL, AMCLA e AMML, assim como no Instituto Histórico da Maçonaria Maranhense – IHMM. Chamados para o Oriente Eterno os Irmãos Amigos Plínio Ferreira Marques, Augusto da Silva Coelho, Raimundo Antônio Leitão, Florêncio Soeiro e outros, para os quais roga ao Grande Arquiteto do Universo para que os mantenha sob a luz de Sua face.

Destaque para o Supremo Conselho do Maranhão dos Graus 4º ao 33º do Rito Escocês Antigo e Aceito, fundado em 22 de março de 2007, que este articulista, grau 33º, integra com muita honra.

25 de agosto foi instituído por lei federal, o Dia do Soldado brasileiro, em homenagem ao nascimento de Luiz Alves de Lima e Silva, Patrono do nosso Exército, em 25 de agosto de 1803 que, aos 20 anos de idade já era Capitão, aos 40, Marechal de Campo e entrou para a História de nossa Pátria como ‘o pacificador’, por haver sufocado muitas rebeliões contra o Império do Brasil. Caxias comandou as forças brasileiras na Guerra do Paraguai, vencida pela Aliança Brasil-Argentina-Uruguai em 1º de janeiro de 1869.

Luiz Alves de Lima e Silva, exemplo de amor e dedicação à Pátria,foi destacado Maçom; Grão-Mestre de Honra do Grande Oriente do Brasil – GOB e, portanto,saudoso e eminente Irmão Maçom. 25 de agosto, de 1999, também marca a posse solene deste articulista como sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão – IHGM, sendo saudado pelo confrade Edomir Martins de Oliveira, solenidade prestigiada pela presença do então Comandante do 24º BC,Tenente-Coronel Newton Dutton Burke, mas este articulista teve de se afastar por problemas de saúde física.

Na supracitada OM este articulista serviu de 20/06/1959 a 09/10/1963. E posteriormentefoi distinguido,com os títulos de Honorífico Infante, recebido solenemente das mãos do Ten-CelNewton Dutton Burke, em 24/05/2002e de Legionário, entregue em cerimônia cívico militar pelo Ten-Cel Carlos Henrique Guedes, Comandante do Batalhão, em 01/09/2008.

Viva o Maçom brasileiro! Viva o Soldado de nossa Pátria!

Que o Grande Arquiteto do Universo continue nos abençoando.

Na foto, o Irmão Ahaid na minha festa de 80 anos.

*Colaborador, registro DRT/MA nº 53. Grão-Mestre “Ad Vitam” do GOEMA e Reservista de 1ª Categoria. Site www.osvaldopereirarocha.com.br


"Não existe caminho para a paz. A paz é o caminho"