Untitled Document


13 DE DEZEMBRO - DIA DO MARINHEIRO

Para honra e glória do Grande Arquiteto do Universo. “O Mar é um curso de força e uma escola de previdência. Todos os seus espetáculos são lições” (Rui Barbosa).

O Dia do Marinheiro é legalmente comemorado em 13 de dezembro e surgiu em justa homenagem a Joaquim Marques Lisboa, de origem simples, mas destacado militar, o Marquês de Tamandaré, o mais ilustre Marinheiro da Pátria Brasileira, vulto histórico conhecido como Almirante Tamandaré, que nasceu em 13 de dezembro de 1.807.

A data homenageia a digna profissão de marinheiro, o responsável pela manutenção, serviço e segurança dos nossos navios, submarinos e demais órgãos flutuantes da Marinha do Brasil - MB, assim como seus órgãos em terra.

“O trabalho. é uma forma sublime de realização. É a fé que mantém o homem acordado. Deve, pois, ser o caminho da concretização do sonho de todos nós”.

A MB é a mais antiga das Forças Armadas do Brasil, o nosso Poder Naval, seguindo-se o Exército e a Aeronáutica. Os marinheiros da nossa Marinha são responsáveis diretos pela defesa da nossa Nação no mar, rios e outras vias navegáveis interiores.

Existem também os marinheiros mercantes, que executam trabalhos diferentes, por exemplo, viajam pelo mundo, de país em país, levando e trazendo produtos ou mercadorias. Seus navios transportam cerca de 90%das mercadorias importadas e ou exportadas por nossa Pátria.

Almirante Tamandaré é o Patrono da Marinha do Brasil, devido a sua bravura nos combates da Guerra do Paraguai, com destaque para a Batalha Naval do Riachuelo,celebrada anualmente em 11 de junho, visto ela ocorreu em 11 de junho de 1865,e por todo o seu patriótico serviço prestado à nossa querida MB, exemplos de ontem, hoje e amanhã.

A MB é representada em nosso Estado pela Capitania dos Portos do Maranhão – CPMA, de 1ª Classe, sob o Comando de um Capitão-de-Mar-e-Guerra. E este articulista, como Inspetor do Trabalho / Fiscal do Trabalho, cargo este depois transformado em Auditor-Fiscal do Trabalho, exerceu suas funções, inclusive de Chefe do Serviço de Inspeção, Segurança e Medicina do Trabalho e de Chefe de Gabinete do Delegado, na Delegacia do Trabalho Marítimo no Maranhão – DTM/MA, nas décadas de 1970 a 1990, cujo Delegado era o próprio Capitão dos Portos.

E pelos exercícios dessas funções, com dedicação e lealdade, recebeu diplomas e medalhas meritórias de Amigo da Marinha, Mérito Tamandaré (MB) e de Tripulante Honorário e Leme da Amizade (CPMA), além de elogios das autoridades competentes.

“Qual cisne branco que em noite de lua, vai deslizando num lago azul, o meu navio também flutua nos verdes mares, de norte a sul. Feliz Dia do Marinheiro!”

“Quanta alegria nos traz a volta à nossa Pátria, do coração. Dada por finda nossa derrota. Temos cumprido nossa missão! Feliz Dia do Marinheiro!”


Rogo ao Grande Arquiteto do Universo para que continue nos abençoando! SL, 13/12/2020.
*Colaborador, registro DRT/MA nº 53. Amigo da Marinha, Mérito Tamandaré, Leme da Amizade eTripulante Honorário da CPMA. Site www.osvaldopereirarocha.com.br


Clik no link do menu ao lado para ver as fotos relacionadas ao tema Marinha do Brasil

"Não existe caminho para a paz. A paz é o caminho"