Untitled Document


ANIVERSÁRIO DA CAPITANIA DOS PORTOS

A Capitania dos Portos do Maranhão (CPMA) foi criada por decreto de 28 de julho de 1846, como de 2ª classe, comandada por um Capitão-de-Fragata (CF) e subordinada ao 4º Distrito Naval, sediado em Belém-PA. Mais tarde passou para a subordinação do 3º Distrito Naval, com sede em Natal-RN e, anos depois, voltou para a jurisdição do Comando do 4º Distrital Naval, já como Capitania de 1ª Classe e não mais comandada por um Capitão de Fragata, mas por um Capitão-de-Mar-e-Guerra (CMG), posto este que corresponde ao de Coronel do Exército brasileiro.

A partir do Comando do CF Mauro do Herval Costa (25.02.1975 a 06.05.1977), este articulista, como Inspetor do Trabalho, cargo este do então Ministério do Trabalho e Previdência Social, passou a ter maior contato com esta Organização Militar Naval, pelo fato de haver sido designado para ter exercício na Delegacia do Trabalho Marítimo no Maranhão (DTM-MA), então outro órgão regional do MTPS, além da Delegacia Regional do Trabalho (DRT-MA), todavia que tinha por Delegado o próprio Capitão dos Portos.

Esse contato direto com os Capitães dos Portos/Delegados do Trabalho Marítimo por aproximadamente 15 (quinze) anos, fez com que este articulista passasse a gostar da Marinha do Brasil, admirando-a e respeitando-a pelos seus feitos e realizações, em que pese ter servido ao Exército Brasileiro, por quase 5 (cinco) anos. Nesse período fez amizades valiosas e permanentes com muitos dos comandantes da CPMA e delegados da DTM-MA, como são exemplos os seguintes: CF Frank José Gonçalves de Oliveira (06.05.77 a 25.05.80); CF Gustavo Benttenmuller Medeiros Pereira (02.09.82 a 08.02.85); CF Sidnei Augusto de Oliveira (08.02.85 a 10.08.87); CMG Wilson Baltor de Araújo (07.02.92 a 20.08.93); e dois mais recentes, quando já havia sido extinta a DTM-MA e este articulista, depois de haver voltado a ter exercício na DRT/MA, já se encontrava aposentado por tempo de serviço, isto é: CMG Elson de Azevedo Burity e Luiz Augusto Oliveira de Freitas.

Foi nesse inesquecível período, de agradáveis lembranças, que fui homenageado pela Marinha do Brasil, recebendo o Título (diploma e medalha) de Amigo da Marinha, em 11.06.1983; Diploma e Medalha Mérito Tamandaré, em 13.12.2001 e o Leme da Amizade, em 12.12.2005. Também foi nesse período que participei da Diretoria da Sociedade Amigos da Marinha no Maranhão – SOAMAR-MA, como secretário, vice-presidente e conselheiro, além de Diretor Secretário da SOAMAR-BRASIL, quando foi presidente desta entidade nacional o amigo Hercílio Luz Simões, chamado pelo Pai Celestial há algum tempo.

Por tudo isto, neste dia 28 de julho de 2007 (neste dia se comemora também, com todos os méritos, a adesão do Maranhão à Independência do Brasil, sendo dia de festa no Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão), quando a nossa querida CPMA completa 161 anos de profícua existência, com relevantes serviços prestados aos maranhenses, quer na prevenção de acidentes marítimos e portuários, quer na salvaguarda da vida humana no mar e vias navegáveis, ocupando este espaço gentilmente cedido pela diretora presidente deste grande Jornal Pequeno, não poderia deixar de externar meus cumprimentos aos seus comandantes e comandados, assim como aos seus servidores civis, desejando a todos uma excelente e merecida comemoração.

Antes, mais precisamente no dia 17, foi comemorado nas unidades da Marinha do Brasil o Dia do Submarinista, criado em 17.07.1914, para servir à Esquadra brasileira, pelo que, igualmente, cumprimento a todos os que fazem dessa atividade uma importante profissão, pelo aniversário transcorrido.
Feliz Aniversário, CPMA!

* Colaborador (Registro DRT/MA 53). Amigo da Marinha, Mérito Tamandaré, Leme da Amizade e Sócio Efetivo do IHGM – Cadeira nº 8 (rocha.osvaldo@uol.com.br).

Obs. Publicado em o Jornal Pequeno de 24.07.07.


Clik no link do menu ao lado para ver as fotos relacionadas ao tema Marinha do Brasil

"Não existe caminho para a paz. A paz é o caminho"