Untitled Document

DIA DO MARINHEIRO

“O Mar é um curso de força e uma escola de previdência. Todos os seus espetáculos são lições” (Rui Barbosa).


O Dia do Marinheiro é legalmente comemorado em 13 de dezembro e surgiu em justa homenagem a Joaquim Marques Lisboa, de origem simples, mas destacado militar, o Marquês de Tamandaré, o mais ilustre Marinheiro da Pátria Brasileira, vulto histórico conhecido como Almirante Tamandaré, que nasceu em 13 de dezembro de 1.807.

A data homenageia a digna profissão de marinheiro, o responsável pela manutenção, serviço e segurança dos nossos navios, submarinos e demais órgãos flutuantes da Marinha do Brasil - MB, assim como seus órgãos em terra.

“O trabalho. é uma forma sublime de realização. É a fé que mantém o homem acordado. Deve, pois, ser o caminho da concretização do sonho de todos nós”.

A MB é a mais antiga das Forças Armadas do Brasil, o nosso Poder Naval, seguindo-se o Exército e a Aeronáutica. Os marinheiros da nossa Marinha são responsáveis diretos pela defesa da nossa Nação no mar, rios e outras vias navegáveis interiores.

Existem também os marinheiros mercantes, que executam trabalhos diferentes, por exemplo, viajam pelo mundo, de país em país, levando e trazendo produtos ou mercadorias. Seus navios transportam cerca de 90%das mercadorias importadas e ou exportadas por nossa Pátria.

Almirante Tamandaré é o Patrono da Marinha do Brasil, devido a sua bravura nos combates da Guerra do Paraguai, com destaque para a Batalha Naval do Riachuelo,celebrada anualmente em 11 de junho, visto ela ocorreu em 11 de junho de 1865,e por todo o seu patriótico serviço prestado à nossa querida MB, exemplos de ontem, hoje e amanhã.

A MB é representada em nosso Estado pela Capitania dos Portos do Maranhão – CPMA, de 1ª Classe, sob o Comando de um Capitão-de-Mar-e-Guerra. E este articulista, como Inspetor do Trabalho / Fiscal do Trabalho, cargo este depois transformado em Auditor-Fiscal do Trabalho, exerceu suas funções, inclusive de Chefe do Serviço de Inspeção, Segurança e Medicina do Trabalho e de Chefe de Gabinete do Delegado, na Delegacia do Trabalho Marítimo no Maranhão – DTM/MA, nas décadas de 1970 a 1990, cujo Delegado era o próprio Capitão dos Portos.

E pelos exercícios dessas funções, com dedicação e lealdade, recebeu diplomas e medalhas meritórias de Amigo da Marinha, Mérito Tamandaré (MB) e de Tripulante Honorário e Leme da Amizade da CPMA, além de elogios das autoridades competentes.

“Qual cisne branco que em noite de lua, vai deslizando num lago azul, o meu navio também flutua nos verdes mares, de norte a sul. Feliz Dia do Marinheiro!”

“Quanta alegria nos traz a volta à nossa Pátria, do coração. Dada por finda nossa derrota. Temos cumprido nossa missão! Feliz Dia do Marinheiro!”.

Rogo ao Grande Arquiteto do Universo para que continue nos abençoando! SL, 13/12/2019.

*Colaborador, registro DRT/MA nº 53. Amigo da Marinha, Mérito Tamandaré eTripulante Honorário da CPMA. Site www.osvaldopereirarocha.com.br


Clik no link do menu ao lado para ver as fotos relacionadas ao tema Marinha

"Não existe caminho para a paz. A paz é o caminho"