Untitled Document


Untitled Document
?>


CAPITANIA DOS PORTOS

Para honra e glória do Grande Arquiteto do Universo, Deus Pai, todo poderoso, criador do Céu e da Terra. Rogo a Ele por intercessão de Seu Divino Filho, Jesus Cristo e de Nossa Senhora de Fátima, que conceda aos leitores deste artigo muitas graças e bênçãos. Tudo pela Pátria Amada, Brasil!

Hino Oficial da Marinha do Brasil: “Qual cisne branco que em noite de lua; vai deslizando num lago azul; o meu navio também flutua nos verdes mares de norte a sul. Linda galera que em noite apagada; vai navegando num mar imenso; nos traz saudades da terra amada; da pátria minha em que tanto penso. Quanta alegria nos traz a volta à nossa Pátria do coração; dada por finda a nossa derrota; temos cumprido nossa missão”.

A Organização Militar Naval Capitania dos Portos do Maranhão – CPMA foi criada em 28 de julho de 1846, como de 2ª Classe, mas posteriormente foi elevada para 1ª Classe, sendo, a partir de então, comandada por um Capitão-de-Mar-e-Guerra. Neste ano de 2020, portanto, completa 174 anos de relevantes serviços no Mar ao Brasil e ao Maranhão.

Na época de sua criação a cidade de São Luís do Maranhão era uma das quatro principais cidades do País, e devido à estreita ligação com a Coroa Portuguesa, inclusive sanguínea dos comerciantes portugueses que aqui viviam, houve resistência a Independência do Brasil, o que só aconteceu bem mais tarde.

Neste mês,haverá a tradicional cerimônia cívico-militar de praxe, sob a presidência do seu atual Comandante, o dinâmico Capitão-de-mar-e-guerra ALEKSON BARBOSA DA SILVA PORTO, à qual prestigiam autoridades militares, civis e religiosas, amigos da Marinha, empresários das áreas marítimas, pesqueiras e portuárias, imprensa e integrantes das demais Forças Armadas sediadas nesta capital dos maranhenses, São Luís, Cidade Cultural, Patrimônio da Humanidade, além, obviamente, da guarnição da OM.

Laborei por quase quinze anos, ou seja, de 1975 a 1990, na Delegacia do Trabalho Marítimo no Maranhão – DTM-MA como Inspetor do Trabalho / Fiscal do Trabalho e fui Chefe do Serviço de Inspeção, Segurança e Medicina do Trabalho, além de Chefe de Gabinete do Delegado, sendo Delegado do Trabalho Marítimo o próprio Capitão dos Portos. Também colaborarei com a Capitania dos Portos em inquéritos, mediante cessão do Ministério do Trabalho.

Graças a Deus, fiz sólidas amizades com os Comandantes da CPMA, tais como Washington Viégas, Gustavo Bentemmuler Medeiros Pereira, Elson de Azevedo Burity, Luiz Augusto Oliveira de Freitas, Enilson Vilela, Wilson Baltor de Araújo e Luiz Carlos de Melo, também com o Oficial Ajudante, Aldari Gomes Vieira, e com outros Oficiais, Praças e Servidores Civis.

Recebi Medalha e Diploma Amigo da Marinha em 11 de junho de 1983 e Medalha e Diploma Mérito Tamandaré, em 13 de dezembro de 2001, expedidos pelo Comando da Marinha do Brasil, sendo Capitães dos Portos do Maranhão os Comandantes Gustavo Bentemmuler Medeiros Pereira e Elson de Azevedo Burity, respectivamente, e na Sociedade Amigos da Marinha no Maranhão – SOAMAR – MA, exerci diversos cargos eletivos de diretoria, inclusive de Vice-Presidente, quando substitui o Presidente Hercílio Luz Simões por quatro meses e representei a entidade na 8ª Convenção Nacional dos Amigos da Marinha (Círculo Militar de São Paulo de 26 a 29/11/1990), e de Diretor Secretário da SOAMAR – BRASIL, além dos diplomas Leme da Amizade e Tripulante Honorário, expedidos pela CPMA.

Viva a Capitania dos Portos do Maranhão!

Rogo ao Grande Arquiteto do Universo para que continue nos abençoando e nos livre do Covid-19. SL, 05/06/2020.

*Colaborador, registro DRT/MA nº 53. Amigo da Marinha, Mérito Tamandaré, Leme da Amizade e Tripulante Honorário. Site: www.osvaldopereirarocha.com.br



Clik no link do menu ao lado para ver as fotos relacionadas ao tema Marinha do Brasil

"Não existe caminho para a paz. A paz é o caminho"