Untitled Document


ANIVERSÁRIO DA CAPITANIA DOS PORTOS

Para honra e glória do Grande Arquiteto do Universo (Deus).

Deus disse a Moisés: “O Senhor, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó enviou-me a vós” (Bíblia Sagrada).

“Tudo pela Pátria Amada, Brasil!”.


A Capitania dos Portos do Maranhão – CPMA foi criada em 28 de julho de 1846, inicialmente como de 2ª Classe, todavia posteriormente elevada para 1ª Classe, sendo, a partir de então, comandada por um Capitão-de-Mar-e-Guerra. Naquela época a cidade de São Luís do Maranhão era uma das quatro principais do País, e devido à estreita ligação, inclusive sanguínea, dos comerciantes portugueses que aqui viviam com a Coroa de Portugal, houve resistência à Independência do Brasil, que só aconteceu bem mais tarde.

Portanto, nossa querida CPMA completou 173 anos de relevantes serviços prestados ao Estado e ao Brasil neste ano de 2019. E, por iniciativa do Capitão dos Portos, o importante acontecimento, como não poderia deixar de ser, foi devidamente celebrado com cerimônia cívico militar e missa em ação de graças, presentes autoridades militares, amigos da Marinha, profissionais da imprensa, além de outros civis e religiosos.

Este articulista laborou na Delegacia do Trabalho Marítimo no Maranhão – DTM-MA por cerca de duas décadas, tendo por chefe o Delegado do Trabalho Marítimo, que era o próprio Capitão dos Portos, quando desempenhou ocargo de Inspetor do Trabalho, depois transformado para Fiscal do Trabalho e, finalmente, para Auditor-Fiscal do Trabalho, tendo exercido as chefias do Serviço de Inspeção, Segurança e Medicina do Trabalho e de Chefe do Gabinete do Delegado e, por escrever artigos publicados em jornais desta capital, obteve o registro de Jornalista-Colaborador, junto a Delegacia Regional do Trabalho no Maranhão – DRT/MA.

Fez sólidas amizades com Oficiais, Praças e Servidores Civis da CPMA, principalmente com os Comandantes Washington de Oliveira Viégas, Elson de Azevedo Burity, Gustavo Benttenmuller Medeiros Pereira, Luiz Fernando Oliveira de Freitas e Wilson Baltor de Araujo, Luiz Carlos de Melo e com o Ajudante Aldari Gomes Vieira.

Os amigos da Marinha, os integrantes da Sociedade Amigos da Marinha – SOAMAR, anualmente comparecem aos eventos comemorativos do aniversário da Capitania dos Portos. E este articulista recebeu Diploma de Amigo da Marinha em 11 de junho de 1983 e na SOAMAR-MA exerceu cargos de diretoria, inclusive seu Vice-Presidente, quando substituiu o Presidente durante quatro meses, tendo representado a entidade em São Paulo, Capital, em evento nacional de 30 de novembro de 1990, e Diretor Secretário da SOAMAR-BRASIL. Distinguido com a Medalha Mérito Tamandaré e Diploma,conforme Portaria nº 295, do Excelentíssimo Senhor Comandante da Marinha, de 16 de novembro de 2001, entregue em13 de dezembro de 2001. Em razão de problemas com a sua saúde física este articulista deixou de comparecer a eventos.

Parabéns Capitania dos Portos do Maranhão – CPMA, pelos seus 173 anos de profícua existência, na preservação da vida humana no mar e vias interiores! Parabéns, Marinha do Brasil, primeira força armada do nosso amado País!

*Jornalista-Colaborador, registro DRT/MA nº 53. Advogado, OAB/MA nº 961. Cidadão natural de Pedreiras – MA e honorário de São Luís, capital do Estado e Cidade Cultural, Patrimônio da Humanidade. Site www.osvaldopereirarocha.com.br




Clik no link do menu ao lado para ver as fotos relacionadas ao tema Marinha do Brasil

"Não existe caminho para a paz. A paz é o caminho"