Untitled Document

Untitled Document


DIA DO AMIGO DA MARINHA

Para honra e glória do Grande Arquiteto do Universo. Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo formam a Santíssima Trindade e um só Deus, que vive e se encontra no meio de nós. “A paz esteja convosco!” (Jesus Cristo, Deus Filho). “Paz e bem!” (São Francisco de Assis). “Meu Imaculado Coração triunfará” (Nossa Senhora de Fátima).


06 de novembro é legalmente o Dia Nacional do Amigo da Marinha do Brasil, a primeira força armado do nosso País, comemorado anualmente nas unidades da querida MB, data do aniversário do Almirante-de-Esquadra Maximiano Eduardo da Silva Fonseca, ex-Ministro da Marinha, escolhido como Patrono das Sociedades Amigos da Marinha (SOAMAR), em razão do trabalho desenvolvido em prol de mais aproximação da sociedade civil com a nossa Força Naval.

Registre-se que, antes, ela foi denominada de Sociedade Santista dos Amigos da Marinha – ASAM. Registre-se ainda que na SOAMAR-MA este articulista exerceu vários cargos e, como vice-presidente, sua presidência, por seis meses, em face de licença médica do presidente, Hercílio Luz Simões e o representou em São Paulo – SP, na 8ª Convenção Nacional dos Amigos da Marinha, de 26 a 29/11/1990.

Por ocasião das comemorações alusivas à data, são lidas mensagens do Comandante da Marinha e também são agraciados os novos Amigos da Marinha, como foi o caso deste articulista que, com justificado orgulho, foi distinguido em 1983,recebendo diploma e medalha, em cerimônia realizada na Sede da Capitania dos Portos do Maranhão - CPMA que, na oportunidade, era comandada pelo Capitão-de-Fragata Gustavo Bentenmuller Medeiros Pereira.

A propósito, em 13 de dezembro de 2001, igualmente com justificado orgulho, este articulista também foi homenageado com Medalha e Diploma Mérito Tamandaré, quando a CPMA estava sob o comando do Capitão-de-Mar-Guerra Elson de Azevedo Burity.

Outras homenagens navais foram feitas para este articulista, no âmbito da CPMA, como Diploma Leme da Amizade, pelo Comandante Luiz Augusto Oliveira de Freitas, razões pelas quais jamais poderia deixar de prestar esta singela distinção aquerida Marinha do Brasil e a CPMA, através de seus Comandantes de todas as épocas.

Deus, Pátria e Família. Viva a Marinha do Brasil! Viva a CPMA! Viva a Sociedade Amigos da Marinha (SOAMAR)! Viva a SOAMAR – MA! Viva o Dia do Amigo da Marinha – 06 de novembro!

Roga ao Grande Arquiteto do Universo para que nos ilumine e guarde. SL, 01/11/2020.

*Colaborador, registro DRT/MA nº 53. Cidadão natural de Pedreiras – MA e honorário de São Luís do Maranhão, Cidade Cultural, Patrimônio da Humanidade. Amigo da Marinha. Mérito Tamandaré. Leme da Amizade www.osvaldopereirarocha.com.br

Clik no link do menu ao lado para ver as fotos relacionadas a este e outros temas

"Não existe caminho para a paz. A paz é o caminho"