Untitled Document

Untitled Document


REPÚBLICA E BANDEIRA DO BRASIL

Para glória do Grande Arquiteto do Universo (Deus Pai). “Ter certeza que a vida é presente de Deus e saber viver esse presente é a verdadeira sabedoria” (Débora Regina de Melo Rocha). Sou devoto de Nossa Senhora de Fátima. “Ela é Mãe de todo o bem. Mãe da graça. Mãe de misericórdia. D’Ela brotou e fluiu para o mundo, como por um aqueduto, a própria Graça Incriada”. (Santo Alberto Magno). Dedique seu tempo ao trabalho, à oração e à família.“Harmonia, Concórdia e União”! “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”.

No final da década de 1880, a monarquia brasileira estava em uma situação de crise, pois representava uma forma de governo que não correspondia mais as mudanças sociais em processo. Fazia-se necessário a implantação de uma nova forma de governo, que fosse capaz de fazer o país progredir e avançar nas questões políticas, econômicas e sociais.

A crise brasileira do sistema monárquico pode ser explicada através de algumas questões, isto é, interferência de Dom Pedro II nos assuntos religiosos, provocando um descontentamento na Igreja Católica; críticas feitas por integrantes do Exército brasileiro, que não aprovavam a corrupção existente na corte.

A classe média (funcionários públicos, professores liberais, jornalistas, estudantes, artistas, comerciantes) estava crescendo nos grandes centros urbanos e desejava mais liberdade e maior participação nos assuntos políticos do país. Identificada com os ideais republicanos, esta classe social passou a apoiar o fim do Império.

Em 15/11/1889, o Marechal Deodoro da Fonseca, valoroso Maçom, com o apoio dos republicanos, demitiu o Conselho de Ministros e seu presidente. Na noite deste mesmo dia assinou o manifesto proclamando a República no Brasil e instalando o governo provisório.

Após 67 anos a monarquia chegava ao fim. No dia 18 de novembro, D. Pedro II e a família imperial partiam rumo à Europa. Tinha início a República Brasileira, com o Marechal Deodoro da Fonseca assumindo provisoriamente o cargo de presidente do Brasil. A partir de então, o país seria governado por um presidente escolhido pelo povo através de eleições.Foi um grande avanço rumo à consolidação da democracia no Brasil, para a felicidade da nação brasileira.

19 de novembro é o Dia da Bandeira Nacional do Brasil, Símbolo da Pátria Amada. Criada por Raimundo Teixeira Mendes e aprovada por Decreto do Presidente da República; nossa linda Bandeira é composta por uma base verde em forma de retângulo, sobreposta por um losango amarelo e um círculo azul no meio, com a frase Ordem e Progresso e estrelas que representam o Distrito Federal e os Estados.

Viva a República Federativa do Brasil! Viva a Bandeira Nacional do Brasil! Viva o Maranhão! Vivaa Sublime Instituição Maçonaria!

Rogo ao Grande Arquiteto do Universo para que nos ilumine e guarde. SL, 08/11/2020.

*Colaborador, registro DRT/MA nº 53. Sitewww.osvaldopereirarocha.com.br

Clik no link do menu ao lado para ver as fotos relacionadas a este e outros temas

"Não existe caminho para a paz. A paz é o caminho"