Untitled Document

Untitled Document


BATALHA DO RIACHUELO

Para honra e glória do Grande Arquiteto do Universo -Deus Pai, Todo Poderoso, criador do Céu e da Terra.

Este artigo faz uma síntese da Batalha Naval do Riachuelo, conhecida apenas como Batalha do Riachuelo, que ocorreu em 11 de junho de 1865, no rio Riachuelo e foi um episódio da chamada Guerra do Paraguai, ou seja, foi o mais mortífero e violento conflito entre países do continente sul-americano.


A mencionada guerra aconteceu depois que o Paraguai, em novembro de 1864, atacou o navio brasileiro “Marquês de Olinda”, cortou relações diplomáticas com o Brasil e invadiu o território brasileiro, em Mato Grosso.


No início os paraguaios tomaram a dianteira do conflito e atacaram a Esquadra Brasileira, fundeada nas proximidades da desembocadura de um dos afluentes do rio Paraná.

O referido ataque foi iniciado na madrugada, quando os navios paraguaios apareceram na neblina e os brasileiros estavam ancorados próximo à margem.

A violência e a rapidez do ataque inimigo deixaram as forças navais brasileiras em desvantagem tática. Contudo a Esquadra brasileira reagiu e a batalha foi violenta e de indescritível confusão. A opção do Comandante Francisco Manuel Barroso da Silva, de utilizar a vantagem do tamanho dos seus navios contra os paraguaios abalroando-os sobre a forma de aríete, foi fator decisivo, aliado à bravura dos brasileiros, para o desfecho da batalha, que parecia tender para o lado dos paraguaios, porque estes tinham a vantagem numérica em termos de homens.

As táticas pouco ortodoxas, mas inteligentes dos brasileiros, acabaram por deixar os atônitos paraguaios sem capacidade de resposta, tendo ao fim do dia se retirado e saindo-se vitoriosa a nossa Esquadra. Vitória de Barroso e dos seus bravos comandados! Vitória da 1ª Força Armada do nosso País, a querida Marinha do Brasil!

Viva a Pátria Amada Brasil! Viva a nossa Marinha!

Rogo ao Grande Arquiteto do Universo para que nos ilumine e guarde.

*Colaborador, registro DRT/MA nº 53. Amigo da Marinha, Mérito Tamandaré e Leme da Amizade. Site: www.osvaldopereirarocha.com.br

Clik no link do menu ao lado para ver as fotos relacionadas a este e outros temas

"Não existe caminho para a paz. A paz é o caminho"