Untitled Document

Untitled Document



BENEDITO LEITE

Para honra e glória eterna do Grande Arquiteto do Universo (Deus Pai). Ó Deus Pai, abençoai a nossa Pátria Amada Brasil! É em nome do Vosso divino filho Jesus Cristo que Vos peço.

Benedito Pereira Leite, mais conhecido apenas como Benedito Leite, nasceu em 04 de outubro de 1857, em Rosário – Maranhão. Foi político dos bons, magistrado e jornalista. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Recife – PE, em 1882. Foi promotor público no município de Brejo, Juiz de Direito em Coroatá e Itapecuru, interior maranhense; Inspetor do Tesouro Público do Maranhão e um dos diretores do Jornal O Debate.

Era filiado ao Partido Conservador do Império e, com o advento da República, ingressou no Partido Nacional. Foi membro da Junta Governativa do Maranhão em 1891. E eleito Deputado federal em 1896. Acumulou os mandatos federais com o mandato de deputado estadual. Consolidou-se como influente político do Maranhão da República Velha, controlando a política do Estado no chamado coronelismo.

Conseguiu costurar e consolidar a união dos partidos Católico, Constitucional e Nacional, surgindo daí o Partido Federalista, criado com o objetivo de tornar-se o guardião do federalismo, numa alusão crítica ao Partido Republicano, acusado pelos federalistas de tentar impor o centralismo. Fundou o jornal O Nacional e foi editor do Jornal Federalista.
Foi Governador do Maranhão de 01 de março de 1906 a 25 de maio de 1908, quando se licenciou o viajou para a França para tratamento de saúde. E substituído pelo segundo vice-presidente Artur Quadros Colares Moreira. Faleceu em Hyeres, na França, em 06 de março de 1909.

Em sua homenagem, foi batizada a Ponte Metálica Benedito Leite, pertencente à ferrovia São Luís – Teresina, sobre o Estreito dos Mosquitos, que liga a Ilha de Upaon Açu do continente. Também foram batizadas a cidade e a Escola Benedito Leite, a Praça, Estátua de bronze e a Biblioteca Benedito Leite, na capital maranhense.

Rogo ao Grande Arquiteto do Universo que nos ilumine e guarde.

*Colaborador, registro DRT/MA nº 53. Cidadão natural de Pedreiras – MA e honorário de São Luís do Maranhão. Site www.osvaldopereirarocha.com.br

Clik no link do menu ao lado para ver as fotos relacionadas a este e outros temas

"Não existe caminho para a paz. A paz é o caminho"