Untitled Document


Untitled Document


CASTRO ALVES


Para honra e glória do Grande Arquiteto do Universo (Deus Pai). Creio em Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo, que formam um só Deus. E sou devoto de Nossa Senhora de Fátima. Agradeço a Deus pela vida com regular saúde, amor e paz, minha e de minhas famílias, de sangue e maçônica. Que Deus proteja a Humanidade!

Pretende este articulista, com o presente artigo fazer uma síntese da biografia de Antônio Frederico
de Castro Alves, ou simplesmente Castro Alves (14/03/1847 – 06/07/1871), poeta brasileiro, representante da Terceira Geração Romântica do Brasil; poeta dos escravos, que expressou através da poesia sua indignação pelos graves problemas existentes em sua época.

Nasceu em Muritiba – Bahia; estudou no Ginásio Baiano;Cursou Direito na Faculdade de São Paulo – SP e foi colega de turma de Rui Barbosa. É Patrono da Cadeira n° 7 da Academia Brasileira de Letras. Faleceu em Salvador – Bahia.

Suas principais obras literárias foram “O Navio Negreiro”; “Os Escravos”; “Espumas Flutuantes”; “A Cachoeira de Paulo Afonso”; “Vozes d’África”; “As Duas Flores” e “Poesias Completas”, livros e “A Idade da Terra”, filme.

Viva a Pátria Amada, Brasil, que conquistou sua Independência em 07 de setembro de 1822, viva! Viva à querida São Luís, Cidade Cultural, Patrimônio da Humanidade – cidade colonial, histórica e moderna -com 408 anos de fundação em 08 de setembro de 2020, viva!

Roga ao Grande Arquiteto do Universo para que nos ilumine e guarde. SL, 07/09/2020.

*Colaborador, registro DRT/MA nº 53. Membro das ‘AcademiaMaçônica Internacional de Letras – AMIL’; Maçônica de Ciências, Letras e Artes da COMAB – AMCLA DA COMAB; Maçônica Maranhense de Letras – AMML. E do Instituto Histórico da Maçonaria Maranhense – IHMM. Site: www.osvaldopereirarocha.com.br

Clik no link do menu ao lado para ver as fotos relacionadas a este e outros temas

 

"Não existe caminho para a paz. A paz é o caminho"