Untitled Document

Untitled Document


JOSÉ CHAGAS


Para honra e glória do Grande Arquiteto do Universo (Deus Pai). Creio em Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo, que formam a Santíssima Trindade e um só Deus, e sou devoto de Nossa Senhora de Fátima.

Com este artigo, pretende-se fazer uma síntese biográfica de José Francisco das Chagas que marcou época no jornalismo maranhense. O conheci pessoalmente e fui seu leitor.

O poeta batizado de José Francisco das Chagas, mas conhecido apenas como José Chagas, nasceu em Piancó (PB), segundo alguns ou em Santana dos Garrotes (PB) em 29 de outubro de 1924. Mudou-se para São Luís do Maranhão. Foi homenageado pela Academia Maranhense de Letras (AML), onde ocupava a Cadeira nº 28, desde 13 de outubro de 1974. Faleceu em 13 de maio de 2014, aos 89 anos de idade, em São Luís – MA. Deixou eternas saudades de seus admiradores.

Foi poeta,escritor e brilhante jornalista e dentre suas obras literárias destacam-se as seguintes: “Canção da Expectativa”; “Canhões do Silêncio”; “Os Telhados” e “Azulejos do Tempo”. Foi também cronista dos bons e ensaísta de renome nacional.

Viva a memória de José Chagas! Viva o jornalismo de São Luís do Maranhão, do passado e do presente, que vai além das fronteiras do nosso querido Estado! Viva a Cidade Cultural, Patrimônio da Humanidade, Atenas brasileira, Cidade dos Azulejos,Cidade dos poetas e prosadores, a Ilha do Amor, a capital dos maranhenses!

Rogo ao Grande Arquiteto do Universo para que continue nos abençoando e, assim, nos livre da COVID-19 e das demais doenças, que tanto tem matado maranhenses, brasileiros e seres humanos em geral pelo mundo. SL, 29/10/2020.

*Colaborador, registro DRT/MA nº 53. Advogado, OAB-MA nº 53 e Escritor. Natural de Pedreiras – MA e Honorário de São Luís, Cidade Cultural, Patrimônio da Humanidade. Site: www.osvaldopereirarocha.com.br

Clik no link do menu ao lado para ver as fotos relacionadas a este e outros temas

"Não existe caminho para a paz. A paz é o caminho"