Untitled Document

Untitled Document




DATAS EM SETEMBRO


Para honra e glória do Grande Arquiteto do Universo (Deus Pai). Creio em Deus Pai, Todo Poderoso, criador do Céu e da Terra; em seu Divino Filho, Jesus Cristo, Deus Filho e em Deus Espírito Santo, que formam a Santíssima Trindade e um só Deus. E sou devoto de Nossa Senhora de Fátima.

Dia 05 de setembro é o Dia da Raça, marcado por desfiles com objetivo de enaltecer a identidade cultural brasileira e todos os imigrantes que contribuíram para a formação da raça brasileira.

Já o Dia 07 de setembro de 1822éa data da declaração, pelo então Príncipe Regente, ou D. Pedro de Alcântara, ou D. Pedro I,segundo alguns historiadores, a Independência do Brasil, mediante o célebre Grito do Ipiranga, em São Paulo, quando o nosso País deixou de ser colônia portuguesa e passou a ser Independente. Com esse evento o Brasil organizou-se como Monarquia.

A consolidação da nossa Independência demorou algum tempo, visto que algumas províncias só a aceitaram depois, como o Maranhão que aderiu à mesma em 28 de julho de 1823.

Registra, igualmente, a nossa História que São Luís, capital do Estado do Maranhão, hoje Cidade Cultural, Patrimônio da Humanidade, foi fundada em 08 de setembro de 1612, data esta que é feriado municipal. Pois foi nessa data que uma cerimônia realizada pelos franceses assinalou a posse de terra do local que, mais tarde, recebeu o nome de São Luís, que neste ano completa 408 anos de fundação.

Para celebrar essa importante data, os ludovicenses, como são chamadas as pessoas que nascem em São Luís do Maranhão, são presenteadas com cartazes, programação cultural, shows e apresentações folclóricas.

Além de ser um dos destinos turísticos bonitos do País, nossa querida São Luís tem o maior número de azulejos portugueses da América Latina. É chamada por vários nomes, dentre estes “Cidade dos Azulejos”, porque as fachadas do seu Centro Histórico são belas manifestações dessa arte, e “Atenas Brasileira”, porque muitos escritores nasceram aqui, tais como Aluísio Azevedo e Artur Azevedo, e Graça Aranha.

Suas ruas centenárias e seus belos casarões garantiram a esta capital dos maranhenses o título de Patrimônio da Humanidade que hoje convivem com outra cidade com belos e modernos edifícios. No entorno do núcleo que deu origem à capital do Maranhão, que completa 408 anos de fundação, bairros e comunidades cresceram e se depararam com muitos desafios, que tem sido bem cuidados pelo poder público, com obras de infraestrutura urbana, promoção do desenvolvimento econômico e social, política de cultura e preservação do patrimônio e melhores condições de vida da população. Parabéns, querida São Luís!

Peço permissão aos leitores para dizer que o dia 05/09 também registra o aniversário do meu 1º irmão e amigo, Salomão Pereira Rocha e o dia 09/09 da minha filha caçula Valdene de Sousa Rocha Bacalhau, aos quais parabenizo e desejo felicidades.

E viva o Dia da Raça, a Independência do Brasil e a Cidade de São Luís - MA, viva! SL, 26/08/2020.
Rogo ao Grande Arquiteto do Universo para que nos ilumine e guarde.

*Colaborador, registro DRT/MA nº 53. Cidadão Natural de Pedreiras – MA e Honorário de São Luís – Decreto nº 031/2000, de 12/12/2000, solenemente entregue em abril do ano seguinte. Site: www.osvaldopereirarocha.com.br

Clik no link do menu ao lado para ver as fotos relacionadas a este e outros temas

"Não existe caminho para a paz. A paz é o caminho"