Untitled Document

Untitled Document


CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE

Para honra e glória do Grande Arquiteto do Universo (Deus Pai). Creio em Deus Pai, em Deus Filho e em Deus Espírito Santo e sou devoto de Nossa Senhora de Fátima. “Ó Mãe, protegei-me com o vosso manto de luz”. “Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados”. Deus, Pátria e Família.
Que a verdadeira luz nos guie no caminho da virtude e nos renove constantemente. “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”. “Harmonia, Concórdia e União”. “O homem vale mais por aquilo que é do que por aquilo que tem”. “A felicidade é o bem que se multiplica ao ser dividido”.


Com este modesto artigo, faz-se uma síntese da biografia do poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade, que foi, além de poeta, contista e cronista, do período do modernismo, sendo considerado um dos maiores escritores do Brasil. E foi também precursor da chamada ‘poesia de 30’, com a obra “Alguma Poesia”.
Nasceu em Itabira do Mato Dentro – Minas Gerais, em 31 de outubro de 1902 e faleceu no Rio de Janeiro, em 17 de agosto de 1987, deixando um legado literário para todos nós, principalmente para os estudantes, com obras objeto de pesquisas para vestibulares e ou ENEM.

Para muitos Drummond foi considerado o maior poeta brasileiro do Século XX. Foi casado com Dolores Dutra de Andrade e tiveram os filhos Carlos Flávio e Maria Julieta.

Algumas célebres frases desse grande poeta: “Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade...”; “O mundo é grande e cabe nesta janela sobre o mar...”; “A minha vontade é forte, porém minha disposição de obedecer-lhe é fraca”; “Perder tempo em aprender coisas que não interessam, priva-nos de descobrir coisas interessantes”.

Viva a Pátria Amada, Brasil! Viva a Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro e a nossa Força Aérea! Viva o Estado do Maranhão! Viva a Maçonaria! Viva a memória de Carlos Drummond de Andrade!
Rogo ao Grande Arquiteto do Universo para que nos ilumine e guarde.

*Colaborador, registro DRT/MA nº 53. Natural de Pedreiras – MA e Cidadão Honorário de São Luís, Cidade Cultural, Patrimônio da Humanidade, capital maranhense. Do GOEMA (Lojas Guardiã da Independência, Guardiã da Fraternidade e Afonso Augusto de Morais), do SCM, da AMIL, da ANCLA DA COMAB, da AMML e do IHMM. Site: www.osvaldopereirarocha.com.br

Clik no link do menu ao lado para ver as fotos relacionadas a este e outros temas

"Não existe caminho para a paz. A paz é o caminho"