Untitled Document

Untitled Document


EXÉRCITO E MAÇONARIA

Para honra e glória do Grande Arquiteto do Universo (Deus-Pai). Deus, Pátria e Família.
Tem por escopo este artigo fazer uma síntese sobre o Exército Brasileiro. Braço forte, mão amiga e a Maçonaria. Liberdade, Igualdade e Fraternidade.


Dia 19 de abril é o dia do Exército e 25 de agosto é o Dia do Soldado brasileiro, data comemorativa brasileira em homenagem ao dia do nascimento do Marechal Luís Alves de Lima e Silva, Duque de Caxias e Patrono do nosso glorioso Exército, além de Valoroso Irmão Maçom; que me traz grandes recordações do período em que servi no 24º Batalhão de Caçadores, hoje 24º Batalhão de Infantaria de Selva – 24º BIS, em São Luís MA, de 20 de junho de 1959 a 09 de outubro de 1963.

Também em 25 de agosto, só que em 1999, assumi a Cadeira nº 8, do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão, IHGM, que tive o prazer de contar com a honrosa presença do seu Comandante, o Coronel de Infantaria Newton Dutton Burke.

E a Sublime Instituição Internacional Maçonaria comemora o dia 20 de agosto, o Dia do Maçom e o dia 25 de agosto da fundação do Grande Oriente Autônomo do Maranhão – GOAM, em 1973, posteriormente mudado para Grande Oriente do Estado do Maranhão – GOEMA, minha querida Obediência, integrante da Confederação Maçônica do Brasil – COMAB. E dois dias antes, ou seja, dia 23 de agosto comemora-se as fundações das Lojas Simbólicas Guardiã da Independência e Defensores da Ordem que, com as irmãs Cruzeiro do Sul VI, Atalaia Codoense e Oliveira Roma, constituíram a supracitada Obediência Maçônica maranhense. Sou um dos fundadores da Guardiã da Independência e seu primeiro Orador e de igual forma da referida Obediência maçônica e seu primeiro Grande Secretário de Administração e, posteriormente, seu Grão-Mestre.

Viva a Pátria Amada, Brasil! Viva o Glorioso Exército Brasileiro e o Dia do Soldado! Viva a Maçonaria e o Dia do Maçom!

Rogo ao Grande Arquiteto do Universo para que nos ilumine e guarde.

*Colaborador, registro DRT/MA nº 53. Grão-Mestre “Ad Vitam” do GOEMA e Grande Inspetor Geral, Grau 33 do REAA. Cidadão natural de Pedreiras- MA e honorário de São Luís – MA. Site www.osvaldopereirarocha.com.br



*Colaborador, registro DRT/MA nº 53. Site: www.osvaldopereirarocha.com.br

Clik no link do menu ao lado para ver as fotos relacionadas a este e outros temas

"Não existe caminho para a paz. A paz é o caminho"