Untitled Document

Untitled Document


MARIA FIRMINA DOS REIS

Para honra e glória do Grande Arquiteto do Universo (Deus Pai). Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo formam a Santíssima Trindade e um só Deus. E sou devoto de Nossa Senhora de Fátima. Tenha fé e esperança em Deus, sempre!

Maria Firmina dos Reis segundo alguns escritores nasceu em São Luís do Maranhão em 11 de outubro de 1825 e outros dizem que ela nasceu na mesma cidade e Estado em 11 de março de 1822 e faleceu em 11 de novembro de 1917, em Guimarães - MA. Foi destacada escritora brasileira da sua época e considerada a primeira romancista negra brasileira. E foi, também, educadora.

Sua principal obra literária foi ‘Úrsula’, além de outras, como A Escrava e Cantos à Beira, que engrandecem este querido Estado do Maranhão.
Neste mês de outubro, lembra-se “outubro rosa”, de prevenção contra o câncer de mama. Prevenir é melhor do que remediar, não só do câncer em geral como de todas as doenças físicas e mentais, acometidas às mulheres e aos homens.

Às mulheres tem sido dedicadas leis, como a Lei Maria da Penha e decisões judiciais em geral. Hoje temos juizados especiais, delegacias da mulher, Casa da Mulher Brasileira, etc. Antes, a mulher não poderia votar e as casadas só poderiam trabalhar com o consentimento do marido. Já tivemos mulher Presidente da República, tivemos e temos mulheres nos mais altos postos, como de Ministra do Supremo Tribunal Federal, Ministra no Governo Federal, Governadora de Estado e Prefeitas, além de outros relevantes cargos ou funções. Para elas, são aguardados os mesmos direitos e deveres em quaisquer atividades, inclusive equiparação salarial para quem exerce as mesmas funções ou atividades, com iguais desempenhos.

Viva a Pátria Amada, Brasil! Viva o Maranhão com sua linda capital, São Luís! Viva a mulher! Viva a memória de Maria Firmina! SL, 10 de outubro de 2020.

Rogo ao Grande Arquiteto do Universo para que nos ilumine e guarde!

*Colaborador, registro DRT/MA nº 53. Cidadão Natural de Pedreiras – MA e Honorário de São Luís do Maranhão. Site: www.osvaldopereirarocha.com.br

Clik no link do menu ao lado para ver as fotos relacionadas a este e outros temas

"Não existe caminho para a paz. A paz é o caminho"