Untitled Document

Untitled Document


LUIZ GONZAGA

Para honra e glória do Grande Arquiteto do Universo (Deus Pai). Una é a Santíssima Trindade de Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. “Até aqui o Senhor nos ajudou” (1 Samuel 7.12). Que Ele nos dê um ano novo, de 2021, com saúde, amor e paz.

A Sublime Maçonaria é uma instituição essencialmente filosófica, filantrópica, educativa e progressista. Seus princípios são a Liberdade, a Igualdade e a Fraternidade. Seu lema é ciência, justiça e trabalho e seu objetivo é a investigação da verdade, o exame da moral e a prática das virtudes.

Este artigo tem por escopo fazer uma síntese biográfica do saudoso Irmão Maçom Luiz Gonzaga do Nascimento, conhecido como Luiz Gonzaga, o Rei do Baião e também como o Sanfoneiro Eterno;que nasceu em Exu – PE em 13 de dezembro de 1912 e faleceu em 02 de agosto de 1989 e deixou na eterna saudade os filhos Gonzaguinha e Rosa Gonzaga; admirado pelos brasileiros, principalmente pelos nordestinos e pelos Irmãos Maçons em geral.
Luiz Gonzaga enalteceu a Maçonaria cantando e tocando nas Lojas Maçônicas a Acácia Amarela. Eis a letra dessa linda manifestação musical:

“Ela é tão linda e tão bela. Aquela acácia amarela. Que a minha casa tem. Aquela casa direita. Que é tão justa e perfeita. Onde eu me sinto tão bem.

Sou um feliz operário. Onde aumento de salário. Não tem luta nem discórdia. Ali o mal é submerso. E o Grande Arquiteto do Universo. É harmonia, é concórdia. É harmonia, é concórdia.

Ela é tão linda e tão bela. Aquela acácia amarela. Que a minha casa tem. Aquela casa direita. Que é tão justa e perfeita. Onde eu me sinto tão bem...”.

“...Quando olhei a terra ardendo, igual fogueira de São João, eu falei a Deus do Céu ai que dor no coração...” (Luiz Gonzaga).

Nosso irmão foi sanfoneiro, compositor musical e cantor de renome nacional, considerada uma das mais completas, importantes e criativas figuras da música popular brasileira. Exemplos de outras músicas de Luiz Gonzaga: Asa branca; O xote das meninas; Fogueira de São João; A vida de viajante; Luar do sertão; A triste partida; Súplica cearense; O último pau de arara; Asa branca; Assum preto; Vem Morena; Samarica parteira; Numa sala de reboco; O cheiro de Carolina.

Seus filmes: A morte comanda o cangaço; Sem essa; Aranha e Sai debaixo.

Rogo ao Grande Arquiteto do Universo para que nos ilumine e guarde.

Viva o Brasil! Viva a Maçonaria! Viva o Maranhão e viva a memória do nosso saudoso Irmão Maçom Luiz Gonzaga!SL, 03/12/2021.

*Colaborador, registro DRT/MA nº 53. Do GOEMA, do Supremo Conselho do Maranhão dos Graus 4º ao 33º, e das ARLS Guardiã da Independência, Guardiã da Fraternidade e Afonso Augusto de Morais. Site: www.osvaldopereirarocha.com.br

Clik no link do menu ao lado para ver as fotos relacionadas a este e outros temas

"Não existe caminho para a paz. A paz é o caminho"