Untitled Document

Untitled Document


JOÃO DO VALE

Para honra e glória do Grande Arquiteto do Universo (Deus Pai).

“E Deus Filho disse a Moisés: O Senhor, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus Jacó, enviou-me a vós”. (Bíblia Sagrada). “Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados”. “Ordem e Progresso”.

Versa este artigo sobre uma síntese biográfica de João Batista do Vale, mais conhecido como João do Vale, que nasceu na cidade de Pedreiras, Estado do Maranhão, em 11/10/1934 e faleceu em São Luís, Capital deste Estado, em 06/12/1996, o poeta do Povo.Praticou um lirismo humanista e combativo.

João do Vale foi, principalmente, e com todos os méritos, o Maranhense do Século XX.

Foi músico, cantor e compositor e trabalhou em teatro; de origem humilde, sempre gostou mais da música. Aos 13 anos se mudou para São Luís – MA e em 1964, estreou como cantor. E suas músicas que foram e ainda fazem grande sucesso são as seguintes: ‘Pisa na Fulô’ e ‘Carcará’. Outras: Oricuri, Estrela Miúda, Peba na Pimenta, Na Asa do Vento, O Canto da Ema, Pipira e Bom Vaqueiro.

Na década de 1970 foi candidato a Deputado Federal e fez campanha no interior, em algumas cidades tendo como companheiro este articulista, que era candidato a Deputado Estadual. Em Pedreiras, Dom Pedro e em outras cidades, fizemos convícios sobre carroceria de caminhões, Todavia, não fomos eleitos.
João do Vale foi o quinto de oito irmãos, dos quais apenas três sobreviveram à infância pobre. Seus pais eram agricultores pobres e sem terra.

Viva a Pátria Amada, Brasil! Viva o Maranhão e sua bela capital, São Luís! Viva a Instituição Maçonaria! Viva a João do Vale e suas obras!

Rogo Grande Arquiteto do Universo para que nos ilumine e guarde. SL, 19/09/2020.

*Colaborador, registro DRT/MA 53. Grão-Mestre “Ad Vitam” do GOEMA. Grande Inspetor Geral, Grau 33, do REAA. Pertencente às Lojas ‘Guardiã da Independência’, ‘Guardiã da Fraternidade’ e ‘Afonso Augusto de Morais’. Cidadão natural de Pedreiras e Honorário de São Luís – MA. Site: www.osvaldopereirarocha.com.br

Clik no link do menu ao lado para ver as fotos relacionadas a este e outros temas

"Não existe caminho para a paz. A paz é o caminho"