Untitled Document

Untitled Document


SANTA LUIZA

Para honra e glória do Grande Arquiteto do Universo (Deus Pai), criador do Céu e da Terra, em Jesus Cristo, Deus Filho e em Deus Espírito Santo, que formam a Santíssima Trindade e um só Deus. “Deus, Pátria e Família”. Devemos honrar e amar a Deus, a Pátria e a Família.

Este artigo faz uma síntese, mediante pesquisa, da vida de Santa Luísa de Marillac, mais conhecida como Santa Luiza, que nasceu em 12 de agosto de 1591, na França, sendo registrada como filha natural de Luís 1º de Marillac, cavaleiro e Senhor de Ferriéres-em-Brie e comandante de uma companhia do Rei. O pai colocou Luiza em uma pensão do Mosteiro Real de Saint-Louis de Poissy, das freiras dominicanas.

Com as freiras começou seu aprendizado a ler, escrever e conhecer a Deus. As freiras lhe deram uma sólida formação humana. Depois ela começou a frequentar as freiras capuchinhas, Filhas da Cruz. Ali ela fez votos de servir a Deus e aos pobres. Sentia que esta era sua verdadeira vocação e o que mais desejava.

Miguel de Marillac, porém decidiu casá-la com um secretário dos comandantes da Rainha-Mãe, Maria de Médicis. Assim, em fevereiro de 1613, Luiza se casou com Antonio Le Gras e passou a ser chamada de ‘mademoiselle’, título reservado às esposas de nobres da França. Luiza foi privada, a princípio, de realizar sua vocação, o que lhe causou vários sofrimentos. Mesmo assim, Deus abençoou e tiveram um filho, que foi chamado de Miguel. O menino, porém, ficou muito doente e Luiza entrou em depressão por causa disso. Realizou milagres. Faleceu m 15 de março de 1660. E sua beatificação só aconteceu em 09 de maio de 1920.

Em homenagem a Santa Luiza, minha querida mãe foi registrada com o seu nome. Mamãe, de saudosa memória, nasceu em 10 de agosto de 1913, sendo, com o casamento com meu saudoso pai, Antonio da Silva Rocha, registrada Luiza Pereira Rocha, que faleceu em 09 de maio de 1988, chamada pelo Pai Celestial para o Oriente Eterno, de onde vela por todos nós, seus filhos, filhas, netos, netas, bisnetos e bisnetas, e demais familiares.

Que o Grande Arquiteto do Universo nos ilumine e guarde.
*Colaborador, registro DRT/MA nº 53. Natural de Pedreiras – MA e honorário de São Luís do Maranhão. Site: www.osvaldopereirarocha.com.br

Clik no link do menu ao lado para ver as fotos relacionadas a este e outros temas

"Não existe caminho para a paz. A paz é o caminho"