Untitled Document

Untitled Document


FERNANDO PESSOA

Para honra e glória do Grande Arquiteto do Universo.“Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo”. “A paz esteja convosco” (Jesus Cristo).“O Senhor é o meu pastor e nada me faltará” (Bíblia Sagrada). Salve uma vida, a sua ou a de outrem, usando máscara corretamente, mantendo distância de 1,5m de outra pessoa e lavando as mãos constantemente com água e sabão ou álcool gel.


“Tudo vale a pena se a alma não é pequena” (Fernando Pessoa)

Através deste artigo, faço uma síntese da vida e da obra do escritor Fernando Pessoa, nascido em Lisboa – Portugal em 13 de junho de 1888 e falecido na mesma cidade em 30 de novembro de 1935; poeta, filósofo, dramaturgo, ensaísta, tradutor publicitário, astrólogo, inventor, empresário, correspondente comercial, crítico literário e comentarista político.

Fernando Antonio Nogueira Pessoa ou simplesmente Fernando Pessoa é um dos mais importantes escritores portugueses do modernismo e festejado poeta da língua portuguesa. Junto com escritores como Mário de Sá Carneiro e Luís de Montalvor, veio viver no Brasil quando a república foi proclamada em Portugal.

Suas principais obras ou as mais conhecidas são as seguintes: Livro / filme ‘Desassossego’; Poesia de Fernando Pessoa; Mensagens, em 1934; Fernando Pessoa & Cia; Tabacaria; O Guardador de Rebanhos; O Banqueiro Anarquista; O Marinheiro. Peças: Ode Marítima; Pesquisas; Luís de Camões; Carlos Drummond de Andrade; AntonioTabucchi. Educado em inglês. Tinha alguns heterônimos.

Frases do genial Fernando Pessoa: “Tudo vale a pena se a alma não é pequena”; “Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise”. “Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar autor da própria história”. E suas obras são buscadas por estudantes, principalmente com vista ao ENEM.

Viva o Brasil, Independente em 07 de setembro de 1822, viva! Viva São Luís, capital do Estado do Maranhão com os seus 408 anos de fundação em 08 de setembro de 2020, viva! Viva ao imortal escritor Fernando Pessoa e suas obras literárias, viva!

Rogo ao Grande Arquiteto do Universo para que nos ilumine e guarde, livrando-nos de todos os males, como a Covid-19. São Luís, 29/11/2020.

*Colaborador, registro DRT/MA nº 53. Grão-Mestre “Ad Vitam” do GOEMA; Grande Inspetor Geral, Grau 33 e Membro efetivo da AMIL; fundador da AMCLA DA COMAB, da AMML e do IHMM.Cidadão Natural de Pedreiras – MA e Honorário de São Luís – MA, conforme Decreto Legislativo nº 031 de 09/12/2000, Diário Oficial de 19/12/2000, diplomaentregue solenemente em 26 de abril de 2001.

Clik no link do menu ao lado para ver as fotos relacionadas a este e outros temas

"Não existe caminho para a paz. A paz é o caminho"