Untitled Document

Untitled Document



SÃO LUÍS – 409 ANOS

Para honra e glória do Grande Arquiteto do Universo (Deus Pai).

A fundação de São Luís, capital do Estado do Maranhão, aconteceu em 08 de setembro de 1612, quando os franceses passaram a ocupar a região e ao instalarem o Forte de São Luís, em homenagem ao Rei-Menino, Luís XIII e, portanto, neste 08/09/2021, celebra seus 409 anos.

Sua história urbana possui características da colonização portuguesa, tendo em seu núcleo fundacional reflexos urbanísticos planejados no Século XVII, pelo Engenheiro-Mor Frias de Mesquita, traçado quadrilátero ortogonal de influência espanhola – que se adequa à declividade da área. Este traçado auxiliou na expansão do núcleo central, que continua até hoje. Esta foi uma das características que conferiu à cidade o título de Patrimônio Mundial reconhecido pela UNESCO em 1997.
Faz parte do seu patrimônio cultural a riqueza de poemas e romances dos seus grandes escritores, tais como Aluísio de Azevedo, Gonçalves Dias, Graça Aranha, dentre outros, o que tornou a cidade conhecida como Atenas Maranhense. Além da literatura, os ritmos cadenciados transbordam alegria e sensualidade, através do bumba-meu-boi, tambor de crioula e do reggae.

“As ruas centenárias e os belos casarões que garantiram a São Luís o título de Patrimônio da Humanidade hoje convivem com outra cidade” (Jornal Pequeno de 08 de setembro de 2019). As fachadas azulejadas, construções do século XIX, que trouxeram uma peculiaridade especial a São Luís, capital brasileira com maior número de casarões em estilo tradicional português e maior conjunto arquitetônico homogêneo da América Latina.

Atenas maranhense, Ilha do Amor, Cidade dos Azulejos, Capital Brasileira da Cultura, revelam peculiaridade desta cidade única, São Luís do Maranhão. E este articulista é cidadão natural de Pedreiras – MA e honorário de São Luís (Decreto Legislativo nº 031, de 12/12/2000, título entregue solenemente pela Câmara Municipal em 26/04/2001).

*Colaborador, registro DRT/MA nº 53. Site www.osvaldopereirarocha.com.br

Clik no link do menu ao lado para ver as fotos relacionadas a este e outros temas

"Não existe caminho para a paz. A paz é o caminho"