Untitled Document

Untitled Document


HEITOR VILLA-LOBOS

Para honra e glória do Grande Arquiteto do Universo (Deus Pai). Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo formam a Santíssima Trindade e um só Deus. Sou devoto de Nossa Senhora de Fátima. E Maçonaria é Liberdade, Igualdade e Fraternidade.

Este artigo visa, mediante pesquisa, fazer uma síntese biográfica de Heitor Villa-Lobos.

Heitor Villa-Lobos foi compositor, maestro, violoncelista, pianista e violonista brasileiro; a pessoa da maior importância da música brasileira, mais conhecido como Villa-Lobos, foi o mais laureado e reconhecido maestro e compositor brasileiro, considerado um expoente da música erudita no Brasil. “A figura criativa de maior significação do Século XX na música clássica brasileira”. O compositor sul-americano mais conhecido de todos os tempos.

Villa-Lobos nasceu em 05 de março de 1887 no Rio de Janeiro e faleceu em 17 de novembro de 1959 também no Rio de Janeiro. Sua formação foi a Escola de Música igualmente do Rio de Janeiro.

Ainda em vida foi reconhecido como o maior compositor das Américas; além de instrumentista, regente e professor de música. Criou cerca de 1.000 obras de reconhecido valor não só no nosso País, mas também no exterior.

Suas principais composições são as seguintes: Bachianas brasileiras; Melodia Sentimental; O Trenzinho do caipira e Cinco prelúdios.

Pesquisas relacionadas: Carlos Gomes, Antonio Carlos Jobim, Ernesto Nazareth.

Viva a Pátria Amada, Brasil! Viva a Maçonaria! Viva o Estado do Maranhão com sua bela capital, São Luís! Viva o maestro e compositor Heitor Villa-Lobos e suas obras eternas!

Rogo ao Grande Arquiteto do Universo para que continue nos abençoando e, assim, nos livrando de todos os males, mormente da Covid-19. SL, 27/09/2020.



*Colaborador, registro DRT/MA nº 53. Cidadão Natural de Pedreiras - Maranhão e Honorário de São Luís - MA, Cidade Cultural, Patrimônio Histórico da Humanidade.
Site: www.osvaldopereirarocha.com.br


"Não existe caminho para a paz. A paz é o caminho"