Untitled Document

ADESÃO DO MARANHÃO
Para honra e glória do Grande Arquiteto do Universo. “A felicidade é um bem que se multiplica ao ser dividido”. “Tudo pela Pátria Amada, Brasil!”.


Registra a História do nosso País que no dia 7 de setembro de 1822, o imperador Dom Pedro I, com o conhecido ’Grito do Ipiranga’, em São Paulo, proclamou definitivamente a Independência do Brasil.Curioso é o fato do Maranhão só ter aderido à Independência praticamente um ano depois, ou seja: em 28 de julho de 1823, mesmo assim com as resistências dos comerciantes portuguesas os quais mantinham grandes ligações com a coroa da Metrópole, isto é, a coroa Portuguesa.

Mas as tropas de Portugal depois de cercadas por terra e mar, acabaram por se render, e o Maranhão, a partir de 28 de julho de 1823, deixou de ser estado colonial de Portugal, tornando-se província do Império do Brasil.

Entende este articulista que cabe, aqui, menção honrosa ao Marechal Luiz Alves de Lima e Silva, Irmão Maçom histórico como outros importantes brasileiros a exemplo de Deodoro da Fonseca, Rui Barbosa e José do Patrocínio;ao Duque de Caxias, O Pacificador, Vitorioso das Balaiadas; Patrono do glorioso Exército Brasileiro.

Em 02 de outubro de 1964, o então governador do Maranhão, Newton de Barros Bello,declarou feriado estadual o dia 28 de julho,sancionando a Lei de número 2 457que foi publicada no Diário Oficialde 07 de outubro de 1964.

Infelizmente, muitos maranhenses ainda desconhecem esse feriado estadual. Mas o Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão – IHGM, fazendo jus ao seu nome, dignamente o comemora anualmente, com sessão especial e ou palestra importante, por exemplo.

E o Estado do Maranhão também se lembra, inclusive, de vez em quando muda a data, se esta cai em um domingo, o que, salvo melhor juízo, não parece para este articulista de boa prática para a nossa história.

E Viva o Brasil, Campeão da Copa América de 2019! Viva o Maranhão! Viva a Maçonaria!

Roga ao Grande Arquiteto do Universo para que continue abençoando os maranhenses e os brasileiros em geral. São Luís, 08/07/2019.

*Colaborador, registro DRT/MA nº 53. Fundador e primeiro Presidente do Instituto Histórico da Maçonaria Maranhense – IHMM. Cidadão natural de Pedreiras - MA e honorário de São Luís do Maranhão. Site: www.osvaldopereirarocha.com.br


Clik no link do menu ao lado para ver as fotos relacionadas a este e outros temas

"Não existe caminho para a paz. A paz é o caminho"