Untitled Document


DIA 22 DE MARÇO

O Dia Mundial da Água é 22 de março. A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) criou esse evento no dia 22 de fevereiro de 1993, devido à presença de grandes índices de poluição ambiental no planeta Terra. Elaborou medidas cautelosas a favor da água e impôs a consciência ecológica em relação a esse bem natural. Assim, é dever de cada ser humano, de cada um de nós, conservar a água que é um grande patrimônio mundial e responsável por todo o equilíbrio do nosso planeta.

Esta data é destinada à reflexão e à discussão sobre a relação homem e água, abordando temas como a conservação e a proteção da água, desenvolvimento correto dos recursos hídricos e medidas para resolver problemas relacionados com poluição.
A água é essencial para todos os seres vivos e cobre cerca de 70% da superfície da terra, entretanto não podemos beber água do mar, por isso é necessário que as fontes de água doce sejam preservadas.

Com o Dia Mundial da Água, espera-se que resíduos, entulhos e produtos tóxicos que são despejados no meio ambiente sejam reduzidos e evitar a poluição térmica como descarga de efluentes e altas temperaturas, poluição física, como descarga de material em suspensão, poluição biológica, como descarga de vírus e bactérias patogênicas e poluição química, como acontece devido a deficiência de oxigênio, toxidez e eutrofização.

É de fundamental importância a conscientização da população mundial em relação à educação ambiental e atitudes do dia-a-dia fazem a diferença. Se cada um de nós reduzirmos um a dois minutos do tempo de banho diário (apenas um por dia), três a seis litros de água serão economizados. Se multiplicar este volume pelo número de habitantes presentes em uma cidade, percebe-se que os resultados trazem importantes impactos positivos e fazem a diferença. Imagine-se se nos abstivermos de lavar terraços e até ruas, ou veículos quase diariamente!

Dois bens são indispensáveis em uma residência, ou seja, a água e a energia elétrica. E, segundo estatísticas nacionais brasileiras, 78% dos empregos dependem ou tem relação com a água.

Também o dia 22 de março é importante para a Maçonaria e os Maçons, principalmente para os que integram o Grande Oriente Autônomo do Maranhão – GOAM, visto que, em 22/03/2007, foi criado o Supremo Conselho do Maranhão dos Graus 4º ao 33º do Rito Escocês Antigo e Aceito, graças aos esforços de ocupantes do grau 33º como os Irmãos José Raimundo Nogueira dos Anjos, Raimundo Benedito Aires e outros, que já conta com Delegacia e todas as lojas da Maçonaria filosófica em São Luís do Maranhão; Delegacia e Lojas de Perfeição e Capitular em Macapá-Amapá; Loja de Perfeição em Parnaíba- PI; Lojas de Perfeição e Capitular em Chapadinha, de Perfeição em Bacabal, Caxias e Codó - Maranhão.

E, neste 22/03/2016, nosso Supremo Conselho investiu no referido Grau o Soberano Irmão Noê Paulino de Carvalho, no Templo do GOAM e, em seguida, comemorou dignamente os dois acontecimentos no Salão de Banquetes, ou seja, o seu 9º aniversário de fundação e aquisição de mais um Irmão no ápice da Maçonaria Filosófica, estando presentes a esmagadora maioria dos seus membros e as queridas cunhadas.

Parabéns Supremo Conselho do Maranhão dos Graus 4º ao 33º do Rito Escocês Antigo e Aceito e Irmão e amigo Noê Paulino de Carvalho! SL, 24/03/2016.

*Colaborador, registro DRT/MA nº 53. Grande Inspetor Geral da Ordem (Grau 33º). Site www.osvaldopereirarocha.com.br

Clik no link do menu ao lado para ver as fotos relacionadas a este aos outros temas

"Não existe caminho para a paz. A paz é o caminho"