Untitled Document

UM POUCO SOBRE PEDREIRAS

Preliminarmente, devo dizer que nasci no povoado e fazenda Santa Cruz, no município de Pedreiras, Estado do Maranhão, em 20 de março de 1939, estudei o primário (curso elementar) no Instituto Rui Barbosa e em dezembro de 1957 vim para São Luís, onde continuei os estudos até concluir o Curso de Direito, em seguida com extensão em Direito do Trabalho e Direito Previdenciário; trabalhei, obtive o título de Cidadão Honorário de São Luís, mediante projeto de autoria do Vereador José Joaquim Guimarães Ramos (Decreto Legislativo nº 031, de 12/12/2000, Título esse que me foi entregue em Sessão Solene da Câmara Municipal, em 26/04/2001, presidida pelo seu Presidente Ivan Sarney).

Meu falecido pai, Antonio da Silva Rocha, foi Vereador de Pedreiras por quatro legislaturas e presidente da Câmara Municipal, além de Prefeito de Santo Antônio dos Lopes.

Residem em Pedreiras o irmão deste articulista, Antenor Pereira Rocha e seus familiares, além de parentes mais distantes de parte pai.

No mérito, Pedreiras é um Município brasileiro, do Estado do Maranhão, localizado a uma latitude 04º34’08” sul e a uma longitude 44º35’31” oeste, estando a uma altitude de 0 metros e sua população, conforme Censo Demográfico de 2010, é de 39.481 habitantes e possui uma área de 534.514 Km2. Sua sede, a cidade do mesmo nome, tem aproximadamente 15.000 habitantes.
A referida cidade é interligada a Trizidela do Vale, antigo bairro emancipado, pela Ponte Francisco Sá, sobre o Rio Mearim. Antiga Vila, a Cidade de Pedreiras é de 27 de abril de 1920. Tem a sede do poder executivo - palácio municipal - mais bonito da região. Gentílico pedreirense.

O Município de Pedreiras foi criado em áreas de fazendas escravistas e dos índios Pedras Verdes. Em meados do século XX foi um dos maiores polos produtores de arroz do interior do Maranhão.

Municípios limítrofes são Trizidela do Vale, São Luís Gonzaga do Maranhão, Lima Campos, Santo Antônio dos Lopes, Poção de Pedras e Bernardo do Mearim.

Seus filhos ilustres são João do Vale, compositor e cantor, eleito o maranhense do século XX; Jackson Lago, ex-prefeito de São Luís e ex-governador do Maranhão; a família Lago (Benedito de Carvalho Lago – Benú Lago, Aderson e José de Carvalho Lago), dentre outros.

A religião predominante é a católica apostólica romana e sua paróquia é São Benedito.

Nos dias de hoje, a cidade de Pedreiras se destaca por um comércio ativo e como centro econômico e judicial da região do médio Mearim. Região, inclusive, que leva o nome do rio que banha a cidade. É cognominada Princesa do Mearim. Tem clima tropical.

É sede de comarca do Poder Judiciário, com jurisdição sobre as cidades de Pedreiras, Trizidela do Vale e Lima Campos. E também sede do Ministério Público Estadual, promotoria de Justiça e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção de Pedreiras.


Clik no link do menu ao lado para ver as fotos relacionadas a este aos outros temas

"Não existe caminho para a paz. A paz é o caminho"