Untitled Document

PRAÇA GONÇALVES DIAS (LARGO DOS AMORES)

A Praça Gonçalves Dias, localizada no alto dos Remédios (bairro) de São Luís do Maranhão, além de propiciar uma das mais lindas vistas ao por-do-sol da Baía de São Marcos, com a foz do Rio Anil, que corta parte desta Cidade Cultural, Patrimônio da Humanidade e que um dia pude conhecer a nascente quase nada preservada, é famosa por ser ponto de encontro dos enamorados da capital maranhense, o que lhe deu o romântico título de Largo dos Amores.

Nada mais apropriado para o local que leva o nome de um dos maiores poetas do Estado e do Brasil, Antônio Gonçalves Dias, que um dia já exaltou sua terra natal do outro lado do continente e que morreu de amores por uma mulher, Ana Amélia, a quem pediu em casamento, mas a família dela, em virtude da ascendência mestiça do escritor, refutou veementemente o pedido. Em homenagem ao Ilustre Poeta, um monumento com uma estátua sua foi erguida no local, no centro da praça.

Na referida praça há lindas palmeiras e um coreto, onde algumas apresentações artísticas são realizadas em dia de festa e festejo da bonita Igreja dos Remédios, à sua frente, a única com estilo gótico da capital dos maranhenses, construída em 1719, como uma capela.
Uma longa escadaria liga o mencionado logradouro a outro espaço muito importante, a Praça Maria Aragão. E no entorno do largo há também outros monumentos, que tornaram o lugar ainda mais bonito, como o casarão colonial denominado de Palácio Cristo Rei, onde funcionou até alguns anos atrás a sede da Reitoria da Universidade Federal do Maranhão, que possui um acervo histórico dos primórdios da instituição, que pode ser visitado. Seus primeiros proprietários pertenciam a uma tradicional família maranhense que, mais tarde, o doaram para o clero, transformando-se na primeira sede da Diocese da capital do Estado do Maranhão, abrigando mais tarde a antiga Faculdade de Filosofia.

Atualmente, a Praça Gonçalves Dias, além dos namorados e turistas é bastante visitada pelos skatistas, principalmente nos finais de semana, que vão fazer manobras nos bancos e escadarias, desagradando parte da população ludovicense, face às depredações causadas. Os skatistas alegam que o local é a opção que encontraram para a prática do esporte devido à falta de espaços apropriados na cidade.

De qualquer forma vale a pena visitar a Praça Gonçalves Dias, o Largo dos Amores. Se não for para namorar, pelo menos para conhecer a beleza do local, tirar muitas fotografias na e da área e guardá-las de recordação, principalmente no fim da tarde, para não perderem a oportunidade de ver o belíssimo por-do-sol em São Luís.

Publique-se o comentário de Adriana Souza, em 01/08/2015, às 15:36 h, do seguinte teor: “Conheci o Largo dos Amores, é um dos lugares mais lindos que já vi em toda a minha vida. É um encanto de por-do-sol, a vista para o mar. Mais encantador que tudo é o sino da Igreja dos Remédios às 18 horas, horário do Angelllus. E é um lugar bastante romântico também, nunca vou esquecer a primeira vez que fui lá”.

São Luís do Maranhão possui outras bonitas praças, que este articulista mencionada como exemplos a João Lisboa e a Benedito Leite. Nesta seria o Jardim Botânico da Cidade.

Que o Grande Arquiteto do Universo nos proporcione um ótimo 2016!

*Jornalista-Colaborador (registro DRT/MA nº 53), Articulista e Escritor. Site www.osvaldopereirarocha.com.br


Clik no link do menu ao lado para ver as fotos relacionadas a este aos outros temas

"Não existe caminho para a paz. A paz é o caminho"