Untitled Document


MÊS DE SETEMBRO

Para honra e glória do Grande Arquiteto do Universo. “Até aqui o Senhor nos ajudou” (1.Samuel 7:12).

Neste mês de setembro de 2019, três datas são destacadas por este articulista, ou seja, 05, 07 e 08. Semana da Pátria Amada, Brasil.



No dia 05 esteve aniversariando o primeiro irmão deste articulista, Salomão Pereira Rocha, que 90 anos, filho de Antônio da Silva Rocha, que foi Vereador por quatro legislaturas em Pedreiras – Maranhão, o primeiro Prefeito eleito de Santo Antônio dos Lopes – MA, é membro do Rotary Club São Luís – Praia Grande por mais de 50 anos e também do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão – IHGM; Médico ginecologista e obstetra, aposentado por tempo de serviço, tendo desempenhado sua honrosa profissão em favor da sociedade maranhense, especialmente de São Luís - MA. Primeiro dos 20 Irmãos do casal Antônio da Silva Rocha e Luiza Pereira Rocha, ela do lar, todos nascidos na Fazenda Santa Cruz, povoado do mesmo nome, Município de Pedreiras –MA e 15 ainda vivem, graças a Deus, sendo 08 homens e 07 mulheres. Presentes à celebraçãoem referência além dos filhos e filhas do aniversariante, Valdemir Pereira Rocha e sua mulher Irene, e Neusa Pereira Rocha, domiciliados em Brasília – DF, Alzira Pereira Rocha Carvalho, Enoe Rocha Moraes, Antônio da Silva Rocha Filho e outros familiares, amigos e amigas.

O dia 07 é destacado pela sua importância ímpar já que é a data da Independência do nosso Amado Brasil, da nossa libertação do jugo português e, por isso mesmo, feriado nacional. Data que marca além do fim da dependência à Corte Portuguesa a conquista da nossa autonomia política. Em 09 de janeiro de 1822 Dom Pedro recebeu carta da Corte Portuguesa exigindo seu retorno imediato àquele País. Porém Dom Pedro respondeu negativamente ao chamado e em atenção aos pedidos dos brasileiros para que ficasse em nossa Pátria, disse que “se é para o bem da Nação diga ao povo que fico”, dia que ficou conhecido como Dia do Fico. Após esse fato Dom Pedro tomou uma série de providências, que desagradaram à metrópole. Tais providências preparavam o caminho para a Independência. E em 07 de setembro proclamou a nossa Independência, às margens do Riacho Ipiranga, em São Paulo, onde estava em viagem, com a seguinte frase: “Independência ou Morte”!

Anualmente, ocorrem os desfiles cívicos militares da Pátria ou desfiles de 07 de Setembro por todo o Brasil e este articulista teve a honra de deles participar, desfilando pelo 24º Batalhão de Caçadores, pela Maçonaria do Maranhão e pela Sociedade Amigos da Marinha no Maranhão – SOAMAR/MA.

Já o dia 08 é comemorado como aniversário de São Luís, Cidade Cultural, Patrimônio da Humanidade e Capital do Estado do Maranhão, Ilha do Amor, Atenas Brasileira, Ilha Rebelde, que neste ano completou 407 anos de fundação e de história, e este articulista já lhe dedicou artigo especial – Parabéns São Luís – que foi publicado no grande Jornal Pequeno, na edição de 03 de setembro em curso, no Caderno 2, pagina 2 – Variedades.

Parabénsmano amigo Salomão Pereira Rocha, pelos seus 90 anos de feliz existência, assim como a todos os seus familiares! Viva a Independência da nossa Pátria Amada, Brasil! E VivaSão Luís do Maranhão!

Roga ao Grande Arquiteto do Universo para que continue nos abençoando.

*Jornalista Colaborador, registro DRT/MA nº 53. Natural de Pedreiras – MA e Honorário de São Luís - MA. (Decreto Legislativo 31, de 12 de dezembro de 2000, título entregue solenemente em 26/04/2001). Site www.osvaldopereirarocha.com.br


"Não existe caminho para a paz. A paz é o caminho"