Untitled Document

DIA DO TRABALHO

Maio é considerado o mês das noivas e nele se comemora o Dia das Mães e o Dia do Trabalho, além de outros.

Este artigo é voltado especificamente para o dia primeiro de maio, Dia do Trabalho e, para muitos, Dia do Trabalhador, feriado nacional.

O trabalho é uma forma sublime de realização, mas, infelizmente, muitas pessoas o consideram um martírio, uma atividade desgastante, que deve ser encarada com resignação. Por outro lado, muita gente encontra no trabalho a verdadeira satisfação, enxergando nele uma oportunidade de gratificante de aplicar seus conhecimentos e habilidades, e poder, assim, tornar sua vida mais útil e produtiva.

O trabalho deve ser o caminho da concretização dos sonhos de qualquer pessoa. Quando alguém coloca fé em seu trabalho, torna-se capaz de revolucionar o mundo. Como é bom realizar, com fé, o que se gosta!

É a fé que mantém o homem acordado. Só ela faz com que o médico e a enfermeira passem a noite cuidando de um doente terminal; só ela faz com que o advogado passe dias e noites procurando obter provas para salvar um inocente e assim proporcionar justiça para o seu constituinte.

A história mundial registra que em 1886 a jornada de trabalho chegava a dezesseis horas por dia em algumas partes do mundo; que em Chicago, EEUU, os operários fizeram greve pela conquista da jornada de trabalho de oito horas diárias; que, no dia 1º de maio daquele ano, em uma praça da referida cidade aconteceu uma greve, com manifestação dos trabalhadores, incentivando a luta e a união de todos; que no dia dois, seguinte, houve nova manifestação, quando os empresários chamaram a polícia e os trabalhadores foram agredidos.

Que no dia 04 subsequente houve nova reunião de manifestação dos trabalhadores e que uma bomba colocada pelos patrões explodiu no meio deles, matando muitos operários e os líderes August Spiers, Adolfo Fischer, Engel, Albert Parson e Teodoro foram presos e, no ano seguinte, no dia 11 de novembro foram enforcados na prisão.

Mas a luta continuou e ficou conhecida no mundo inteiro pela coragem e firmeza dos trabalhadores, em defesa de seus direitos – dos direitos trabalhistas. E, em homenagem aos líderes operários enforcados e a todos os seus companheiros mortos naquelas manifestações, o Dia 1º de Maio foi escolhido,em 1892, pela Associação Nacional dos Trabalhadores, para ser o Dia Universal dos Trabalhadores.

No Brasil, o Dia dos Trabalhadores é denominado DIA DO TRABALHO, que se confunde com o Dia do Trabalhador, comemorado anualmente como o dia da vitória da jornada de trabalho de oito horas diárias para todos os empregados, para todos os trabalhadores públicos ou privados.

Que durante todo este mês de maio de 2013 seja o Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador comemorado pelos que estão empregados ou já aposentados, em agradecimento ao Grande Arquiteto do Universo (Deus), por poderem manter suas famílias, oferecendo-lhes vida digna, com bem- estar de todos os brasileiros de ambos os sexos, sobre o império do Estado de Direito, dos direitos adquiridos, do ato jurídico perfeito e da coisa julgada e, especialmente com o respeito à Constituição da República Federativa do Brasil.

Finalmente, torno público que o Grande Oriente Autônomo do Maranhão – GOAM, tem sob sua jurisdição a ARLS 1º DE MAIO, uma das mais antigas Lojas da Obediência.

*Advogado. Jornalista Colaborador (Registro DRT-MA nº 53). Grão-Mestre “AD VITAM’ do Grande Oriente Autônomo do Maranhão – GOAM e Grande Inspetor Geral da Ordem (REAA). E-mail: rocha.osvaldo@uol.com.br e site: www.osvaldopereirarocha.com.br



Clik no link do menu ao lado para ver as fotos relacionadas a este e outros temas

"Não existe caminho para a paz. A paz é o caminho"