Untitled Document

RECORDAR É VIVER

Também em Rotary o título deste artigo é verdadeiro, ou seja, recordo-me da tarde do dia 27 de setembro de 2001, quando assumi uma cadeira no Rotary Club São Luís – Praia Grande, nesta capital dos maranhenses e fiz o seguinte pronunciamento, em síntese:

Senhora Presidente, Senhoras e Senhores Rotarianos, meus familiares e convidados especiais presentes, boa tarde.
Sinto-me honrado pela aceitação do meu nome para participar desta Associação de empresários e profissionais liberais ou autônomos e, por isso mesmo, externo os meus sinceros agradecimentos ao meu proponente e a todos os integrantes deste Clube de Rotary que, por unanimidade, aceitaram a mim para seu companheiro.

Antes, fora sondado pelo Professor Ronald da Silva Carvalho, meu colega da Sociedade Amigos da Marinha no Maranhão – SOAMAR/MA, do Conselho Deliberativo do Sampaio Corrêa Futebol Clube – SCFC e do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão – IHGM, para esta missão, tendo lhe respondido que não teria condições de desincumbir-me do encargo, por falta de tempo.

Depois, também fui indagado pela Professora, agora companheira, Joseth Coutinho Martins de Freitas, minha amiga e colega da SOAMAR/MA e do IHGM, e também lhe respondi da mesma forma. E mais recentemente, fui abordado pelo meu primeiro irmão e amigo Salomão Pereira Rocha, igualmente do IHGM e da SOAMAR/MA, e igualmente lhe respondi de forma semelhante.

Todavia, fui pego de surpresa no dia 17/09/2001, quando em uma reunião extraordinária do IHGM Salomão disse aos presentes que eu fora proposto e aceito para integrar este Rotary Club; uma surpresa alegre e uma inusitada satisfação, diga-se de passagem, tomar conhecimento da propositura e da aceitação do meu nome, em uma prova de que Salomão não aceitara o meu não como resposta e apostou em mim, tendo a proposta dele sido aceita pela unanimidade os seus companheiros rotarianos.

No final da tarde do dia 20/09/2001, recebi um telefonema do companheiro Arthur Nunes do Rego que transferiu a ligação para a Presidente, Dra. Terezinha de Jesus Almeida Silva Rego, que me comunicou, oficialmente, o fato acima mencionado e me disse que eu seria empossado nesta hora e neste dia, neste local; que eu deveria comparecer em traje passeio completo; que eu poderia convidar algumas pessoas e que o Clube estava feliz pela minha chegada, pela aquisição de mais um membro, sabendo de logo que eu daria algo de mim para que o Clube atingisse o seu objetivo, que é o de servir. Fiquei envaidecido!

Fui então fazer uma pesquisa e descobri, além do que já me fora dito, que “Rotary é Dar de Si antes de Pensar em Si; que seu objetivo é estimular e fomentar o Ideal de Servir, como base de todo empreendimento digno, promovendo e apoiando: 1º - O desenvolvimento do companheirismo, como elemento capaz de proporcionar oportunidades de servir; 2º - O reconhecimento do mérito de toda ocupação útil e a difusão das normas de ética profissional; 3º - A melhoria da comunidade pela conduta exemplar de cada um na sua vida pública e particular; e 4º - A aproximação dos profissionais de todo o mundo, visando à consolidação das boas relações, da cooperação e da paz entre as Nações”.

Não desejo decepcionar o meu proponente e os meus companheiros em geral, enfatizei. Obrigado.

Contudo, em 2006 tive de me ausentar do saudável convívio rotário, em face de importantes compromissos com a Maçonaria, que absorviam grande parte do meu tempo.

Tenho sido convidado por Salomão e por Douglas Pinho para voltar ao convívio rotário e no dia 20/05/2015 recebi e-mail do rotariano Pedro Ivo de Carvalho Viana, vasado nos seguintes termos: “Companheiro O. Rocha meu e-mail atual é pedroivoviana@gmail.com e será sempre um prazer receber suas mensagens. O Rotary Club São Luís Praia Grande está com saudades de você”.

Tenho Rotary na cabeça, Maçonaria no coração e Deus e a Família em todo o corpo!


Clik no link do menu ao lado para ver as fotos relacionadas ao tema Rotary Clube Praia Grande

"Não existe caminho para a paz. A paz é o caminho"