Untitled Document

SÃO LUÍS DO MARANHÃO - 400 ANOS DE HISTÓRIA

Nossa querida São Luís, Cidade Cultural, Patrimônio da Humanidade, como registra a História, foi fundada em 08 de setembro de 1612 e, por esta razão, se prepara para comemorar seus 400 anos de fundação e de bonita história.

O Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão – IHGM constituiu uma comissão de historiadores de seus quadros, tendo à frente a sua dinâmica diretoria, com a finalidade de estudar com afinco, pesquisar com profundidade, a História de São Luís e, desde então, tem mostrado trabalho, como a realização de seminários, com a participação de notáveis de nossa terra e do Estado do Maranhão como um todo, além de assembléias gerais e reuniões que avaliaram o que já foi feito e o que ainda tem por ser feito, com um saldo positivo.

A Maçonaria Unida do Maranhão (Grande Oriente Autônomo do Maranhão – GOAM, Grande Oriente do Brasil no Maranhão – GOB-MA e Grande Loja Maçônica do Estado do Maranhão – GLEMA), em face dessa grande história, conseguiu trazer para nossa querida cidade o XVII ENCONTRO NACIONAL DA CULTURA MAÇÔNICA - ENCM, que será realizado nos dias 13 e 14 de abril próximo, tendo como tema central A EDUCAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL, com as participações de Pesquisadores, Historiadores, Imortais Acadêmicos, Escritores, Jornalistas e outros Irmãos Maçons de todo o País, que fazem a cultura maçônica brasileira, seus familiares e convidados especiais.

O Grande Oriente Autônomo do Maranhão – GOAM, com sede na Rua Hemetério Leitão, 166 – São Francisco, São Luís – MA, foi escolhido para coordenar esse importante Encontro Nacional em parcerias; os trabalhos serão realizados com palestras proferidas por professores universitários de nossa terra, e Eminentes Irmãos Maçons daqui e de outros Estados da Federação Brasileira, que virão engrandecer o nosso ENCM.

Livros sobre assuntos maçônicos deverão ser lançados, na oportunidade, e os Maçons também deverão apresentar trabalhos escritos sobre o tema ‘A Educação Pública no Brasil’ ou suas variantes, cujos trabalhos defenderão, no ato. Desses trabalhos, os que forem selecionados, serão divulgados em livro, publicado pela Editora A TROLHA Ltda., segundo nos informa o Soberano Irmão Antonio do Carmo Ferreira, um dos seus membros do Conselho Editorial, Presidente da Associação Brasileira da Imprensa Maçônica – ABIM, da Academia Maçônica de Letras e Artes da Confederação Maçônica do Brasil – COMAB, além de presidente de Honra desta.

Boas vindas a todos os Irmãos Maçons visitantes, assim como aos seus acompanhantes, aos Irmãos Maçons da Maçonaria Maranhense e seus familiares e convidados especiais participantes!

Em especial e finalmente, rogo ao Grande Arquiteto do Universo para que abençoe o referido Encontro Nacional e nos ilumine e guarde durante todo este ano de 2012 e nos subsequentes.


Clik no link do menu ao lado para ver as fotos relacionadas ao tema Social

"Não existe caminho para a paz. A paz é o caminho"