Untitled Document

SÃO LUÍS TEM MESMO QUANTOS ANOS?

Bem antes de setembro chegar, tive o inusitado prazer de digitar dois artigos sobre o aniversário de nossa querida São Luís, Cidade Cultural, Patrimônio da Humanidade, capital do Estado do Maranhão, sendo um com o título de ‘São Luís – 400 Anos de História’ e o outro de ‘São Luís Quatrocentona’, este publicado no grande Jornal Pequeno, de 08 de janeiro de 2012, e ambos considerando o aniversário de nossa capital em 08 de setembro e que a mesma fora fundada pelos franceses, em 1612, pelo que comemorou 400 anos.

Desde então aconteceram muitas manifestações divergentes, aumentando a dúvida sobre a data de sua fundação, inclusive o querido Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão realizou um seminário, de grande sucesso, no Palácio Cristo Rei (Praça Gonçalves Dias) gentilmente cedido pela UFMA, que discutiu o assunto, onde foram apresentadas duas correntes, ou seja, se teve fundação portuguesa ou francesa, quando o confrade do IHGM Antonio Noberto destacou o seu apoio à segunda corrente.

Para esquentar ainda mais a discussão, o Guesa Errante, suplemento cultural e literário JP, de 08/09/2012, fez circular sua 281ª edição com o titulo de SÃO LUÍS 477 ANOS DEPOIS DA FUNDAÇÃO, onde assegura “que os filhos do historiador português, João de Barros, vindos de Portugal, em dez caravelas, fundaram, na Grande Ilha do Maranhão, em 1535, a cidade de Nossa Senhora de Nazaré”. “E que, depois, em 1616, Jerônimo de Albuquerque, em nome do rei de Portugal oficializou a fundação”. E no final do texto de sua primeira página diz o seguinte: “Chegada aos 477, 400 ou 396 anos de fundada, pergunta-se por que São Luís é apresentada para o Brasil e para o mundo, pelo cartão postal das praias banhadas em coliformes fecais?

Já a historiadora ilustre Maria de Lourdes Lauande Lacroix, às fls.13 do mesmo Guesa Errante afirma em palavras escritas em negrito que “Jerônimo do Albuquerque, inteiramente senhor de suas ações e livre dos cuidados inerentes à guerra, aplicou-se à fundação da cidade, hoje São Luís, como lhe fora recomendado pela Corte de Madrid”. E diz mais que ‘Henrique Leal, em l874, atribuiu a Jerônimo de Albuquerque a edificação e arruamento da cidade e, inclusive, deu princípio ao palácio, “que ainda hoje serve de morada aos governadores, com mais algumas obras”.

“Depois da expulsão dos franceses, foi Jerônimo de Albuquerque nomeado capitão-mor do Maranhão, sendo Francisco Caldeira Castelo Branco designado para continuar os descobrimentos e conquistas nas regiões do Pará” e prossegue dizendo que “Dos esforços combinados desses dois oficiais, resultou a fundação da risonha cidade de São Luís e da de Belém”. E tem mais, ainda em negrito, afirma que “De posse do governo do Maranhão, Jerônimo de Albuquerque, cumprindo as ordens que recebeu da Corte de Madrid, tratou com solicitude da fundação da cidade, dando o nome de São Luiz”.

Diante do exposto, já que se apresentam três datas para a mesma fundação, com personagens diferentes, pesquisas e mais pesquisas têm sido feitas, por renomados historiadores, visando à definição de quem fundou São Luís do Maranhão e em que data.
Acho que o mistério ou a dúvida continua e, assim sendo, é oficial que ela foi fundada por franceses, em 08 de setembro de 1612 e comemoramos 400 anos em 08/09/2012, todavia, quantos anos tem mesmo a nossa querida São Luís?



Clik no link do menu ao lado para ver as fotos relacionadas ao tema Social

"Não existe caminho para a paz. A paz é o caminho"